Foto: Rui Porto Filho
Meia Wallace, do Macaé, sofreu forte marcação do time do Friburguense
CAMPOS - O Macaé Esporte encerrou sua participação na Taça Guanabara com uma triste sina. Não conseguiu vencer como mandante e, neste domingo (07), foi derrotado pela quarta vez no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. O algoz agora foi o Friburguense, que venceu por 1 a 0, com gol do atacante Miguel, aos 47min do primeiro tempo.
Com o resultado, o Alvianil Praiano terminou o turno do Carioca com apenas quatro pontos, na penúltima colocação do Grupo B. Já o Tricolor da Região Serrana ficou na quinta posição, com sete pontos. Os dois times, como não disputam as semifinais, têm agora 20 dias de preparação para a disputa da Taça Rio, o returno da competição.
O jogo
Macaé e Friburguense fizeram um primeiro tempo de poucas emoções. Com maior volume de jogo, o Alvianil Praiano chegou com perigo aos 14min. Após a rebatida errada da defesa, a bola caiu nos pés do atacante Anderson, que dominou e chutou forte, à direita do goleiro Marcos. Os visitantes melhoraram a partir do tempo técnico, mas aos 41min, perderam o lateral-direito Romário, que foi expulso após ter recebido o segundo amarelo.
A partir daí, o Macaé Esporte pressionou bastante, mas não foi eficiente na hora do arremate. E, como quem não faz leva, a equipe da Região Serrana abriu o marcador aos 47 minutos. Após cobrança de falta do atacante Miguel, próximo à bandeira de córner pela esquerda, a bola foi desviada pela zaga macaense e enganou o goleiro Jefferson. Na súmula, o árbitro Eduardo José Rodrigues assinalou o gol para o jogador do Friburguense.
Na volta para a etapa final, o Macaé voltou com duas modificações – saíram os meias Norton e Wallace para as entradas do lateral Thiago Maciel e do atacante Léo Santos. Com isso, Fred foi para a ala esquerda e Diego deslocado para o meio. E, mesmo com um a mais, o Alvianil pouco criou e viu o Friburguense chegar com perigo até aos 10min. O Macaé só assustou aos 15min, em chute do Diego da entrada da área para a boa defesa do Marcos.
Na base do coração, Thiago Maciel fez boa jogada aos 26 minutos e, após falha da defesa do Friburguense, Fernandão bateu para fora, com perigo. A melhor chance do atacante aconteceu aos 29min, quando ele chutou sobre o gol, já na pequena área. Na mesma jogada, Léo Santos não conseguiu arrematar para o gol. Logo em seguida, Fernandão foi substituído pelo também atacante Laio.
Atabalhoado, o Macaé continuou sem conseguir criar chances reais de gol e o Friburguense só levava perigo nos contra-ataques. O Tricolor Serrano chegou a ter mais um jogador expulso - o atacante Miguel, herói da partida, aos 47min -, porém o Alvianil Praiano não encontrou forças para chegar ao gol de empate. Final: Friburguense 1 x 0 Macaé.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ 0 X 1 FRIBURGUENSE
Data/Hora: 07/02/2010 – 17h
Local: Estádio Godofredo Cruz (Campos)
Público: 71 pagantes (141 presentes)
Renda: R$ 740,00
Árbitro: Eduardo José Rodrigues Oliveira de Araújo
Auxiliares: Fábio Torres de Souza e Ralph Coutinho Carneiro
Cartões amarelos: André, Ricardo, Gedeil, Marciel e Wallace (MAC); Romário, Miguel e Vivinho (FRI)
Cartões vermelhos: Romário (41’1°T) e Miguel (47’2°T) (FRI)
>> Macaé: Jefferson; Fred, André, Ricardo e Diego; Gedeil, Marciel, Norton (Thiago Maciel, intervalo) e Wallace (Léo Santos, intervalo); Anderson e Fernandão (Laio, 29’2°T). Técnico: Toninho Andrade.
>> Friburguense: Marcos; Romário, Cadão, Wallace e Flavinho; Bidu, Cássio, Flávio Santos (Zé Victor, 45’2°T) e Alex Faria (Fabiano, aos 13’2°T); Miguel e Vivinho (Lucas, 37’2°T). Técnico: Cleimar Rocha.