Foto: Rui Porto Filho
Danilo puxa contra-ataque do Macaé. Meia fez primeiro gol do time
Na base da raça e da superação, o Macaé Esporte conseguiu somar mais um ponto no Grupo B da Taça Guanabara. Mesmo jogando no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, neste sábado (05) à noite, o Alvianil Praiano ficou apenas no 2 a 2 com o Madureira e chegou ao terceiro empate consecutivo na competição. Os comandados do técnico Marcelo Buarque abriram o marcador, sofreram a virada e chegaram à igualdade nos minutos finais.
O jogo foi marcado por três expulsões, sendo duas pelo lado do Macaé e uma pelo Madureira. O árbitro Antônio Frederico de Carvalho Schneider esteve confuso em vários lances e exagerou na aplicação do cartão vermelho para o zagueiro Daniel Melo, do Alvianil, no final do primeiro tempo, quando a partida estava empatada em 1 a 1. O camisa 4 recebeu o amarelo após fazer falta no atacante Edivaldo e, na sequência, foi expulso por reclamação.
Com o empate, o Macaé se manteve em quinto lugar, agora com seis pontos. Já o Madureira subiu para sexto, com cinco pontos. No entanto, os dois clubes podem perder uma posição na tabela neste domingo (06), caso o Duque de Caxias derrote o Olaria, em Xerém. No outro jogo da chave, Bangu e Cabofriense também ficaram no 2 a 2. A rodada será fechada com o clássico entre os líderes Fluminense e Botafogo, no Engenhão, às 19h30.
Já no próximo final de semana, o Macaé Esporte encerra a sua participação na Taça GB contra o Botafogo, também no Engenhão. O Alvianil precisará vencer o jogo e torcer por combinações de resultados para disputar a semifinal do Troféu Washington Rodrigues. O Madureira, por sua vez, pega o Fluminense na última rodada. A partida deverá ser realizada em São Januário, mas depende de confirmação da Federação do Rio (Ferj).
O jogo
Com a bola rolando, o Macaé Esporte começou melhor a partida e chegou ao gol aos 23min. O apoiador Danilo recebeu do atacante Luís Mário e tocou na saída do goleiro Cléber. Apesar da vantagem, a equipe seguiu pressionando e chegou a ter um gol anulado aos 31min. O próprio Luís Mário cobrou falta pela direita, o volante Gedeil desviou de cabeça e o atacante Robson completou para o gol. Porém, o assistente Ivan Silva Araújo assinalou impedimento.
O empate do Madureira veio dois minutos depois. Após escanteio cobrado pelo meia Valdir, o atacante Edivaldo escorou na segunda trave. Aos 40, aconteceu o lance mais polêmico do jogo: a expulsão do zagueiro Daniel Melo. Com isso, o volante Gedeil foi recuado para a zaga. Mas, logo depois, o Tricolor Suburbano virou o placar. Valdir bateu escanteio, agora pela direita, e o zagueiro Douglas Assis subiu sozinho para fazer de cabeça.
Na etapa final, mesmo com um homem a menos, o Macaé equilibrou a partida e criou grandes chances para empatar. Aos 6, Luís Mário tentou em cobrança de falta. Em seguida, o mesmo atacante cruzou da esquerda e Danilo obrigou o goleiro Cléber a fazer uma bela defesa. O time visitante só assustou aos 13min. Ivonaldo cruzou da esquerda, Maciel chutou, a bola desviou em Edivaldo e explodiu no travessão.
Após a parada técnica, Marcelo Buarque promoveu a estreia do atacante Éder Machado, que entrou no lugar do Robson. Depois, aos 28min, Serginho entrou na vaga de Danilo, que deixou o campo de jogo exausto. E o empate do Macaé quase veio aos 34min, Luís Mário fez jogada em velocidade pela direita, deixou dois marcadores para trás e, na hora do passe, o zagueiro Douglas Assis cortou quando Éder Machado estava pronto para marcar.
Dois minutos depois, o mesmo Douglas Assis deu uma entrada violenta no atacante Luiz Mário e acabou expulso diretamente, deixando as duas equipes com 10 jogadores em campo. Logo em seguida, o atacante Hyantony entrou no lugar do volante Osmar. O Macaé lançou-se ao ataque e, aos 39 minutos, o lateral Johnatan cruzou da direita, Luís Mário raspou de cabeça e a zaga do Madureira salvou em cima da linha.
No lance seguinte, veio o empate macaense. Após cruzamento na área, o volante Gedeil foi empurrado e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Hyantony, que havia acabado de entrar, bateu com categoria no meio do gol, empatando a partida. As duas equipes ainda tentaram o gol da vitória, mas não obtiveram sucesso. O lateral-direito Johnatan, do Macaé, foi expulso no último lance da partida. Final no Moacyrzão: 2 a 2.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ 2 X 2 MADUREIRA
Data/Hora: 05/02/2011 – 19h30
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Público: 549 presentes
Renda: R$ 6.051,00
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Ivan Silva Araújo
Cartões amarelos: Daniel Melo e Robson (MAC); Cléber, Luiz Otávio e Da Costa (MAD)
Cartões vermelhos: Daniel Melo e Johnatan (MAC); Douglas Assis (MAD)
>> Macaé: Lugão; Johnatan, Eduardo Luiz, Daniel Melo e Bill; Gedeil, Rincón, Osmar (Hyantony, 38’2ºT) e Danilo (Serginho, 28’2ºT); Luís Mário e Robson (Éder Machado, 22’2ºT). Técnico: Marcelo Buarque.
>> Madureira: Cléber; Ivonaldo, Douglas Assis, Luiz Otávio (Arthur Sanches, 44’1ºT) e Da Costa (Maciel, 44’1ºT); Caio Cezar, Rodrigo, Valdir e Fabinho; Adriano Magrão (Abedi, 21’2ºT) e Edivaldo. Técnico: Antônio Carlos Roy.