Foto: Tiago Ferreira
Paulo Camello foi apresentado ao elenco nesta quinta-feira (17)
O Macaé Esporte apresentou na manhã desta quinta-feira (17) o seu primeiro reforço para a Taça Rio. O novo contratado, entretanto, não entrará em campo, mas terá papel importante fora dele. Trata-se do experiente preparador físico Paulo Camello, que tem duas décadas de serviços prestados ao Fluminense e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de trabalhou nas categorias de base, passou rapidamente pela principal e até hoje é membro da Comissão de Ensino da Comissão de Arbitragem.
Paulo Camello será municiado por Maicon Botelho, auxiliar da preparação física do clube e que assumiu interinamente a função nos últimos três compromissos da equipe na Taça Guanabara. Na ocasião, o Macaé Esporte empatou as três partidas, contra o Olaria (1 a 1), o Madureira (2 a 2) e o Botafogo (1 a 1). Como o time só volta a campo no início de março, Paulo Camello terá quase duas semanas para preparar o time para o duelo contra o Vasco, na estreia no returno do Carioca, no Estádio Cláudio Moacyr.
- Nos dois últimos anos estive no Duque de Caxias e a trajetória de ambos é parecida. São dois clubes novos e vêm em ascendência no futebol brasileiro. Espero deixar coisas boas no Macaé e o convívio com o grupo vai determinar as necessidades de cada um. Vamos dar continuidade ao trabalho do profissional anterior e ajustar o que for necessário. Claro que há diferenças na metodologia de trabalho, entretanto não há grandes mudanças em termos de resultado final - explicou o novo preparador físico.
Pós-graduado em Treinamento Desportivo, Paulo Camello tem especialização em futebol. Foi preparador físico da Seleção Brasileira (sub-17, sub-20, sub-23 e auxiliar da preparação física para a Copa do Mundo da França, em 1998, e em dois jogos em 2000 nas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2002). Paulo foi ainda o preparador físico dos árbitros brasileiros indicados para os testes físicos da FIFA para Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.
Ainda pela Seleção Brasileira, Camello foi tricampeão Mundial. Em 1997 e 1999 pela sub-17 e em 2003 pela sub-20. Foi ainda tetracampeão Sul-Americano (1997, 1999 e 2001 pela sub-17 e também em 2001 pela sub-20). O preparador físico ainda conquistou o bicampeonato do Pré-Olímpico (sub-23) nos anos de 2000 e 2007.
- Trabalhamos na Seleção sub-17 e juntos fomos bicampeões Sul-Americanos (1997 e 1997), além de termos conquistado outros torneios internacionais. O Paulo Camello é um profissional extremamente capacitado e tenho certeza que vai nos ajudar aqui no Macaé. Teremos pouco mais de duas semanas de preparação até o início da Taça Rio e vamos ajustar alguns pequenos detalhes - concluiu o técnico Marcelo Buarque.
FICHA TÉCNICA
Nome: Paulo Roberto da Rocha Camello
Data de nascimento: 18/06/1965
Naturalidade: Rio de Janeiro-RJ
Experiência profissional: Na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), foi assistente do Lafi (Laboratório de Avaliação Física) e preparador físico das Seleções sub-17, sub-20 e sub-23. Foi três vezes campeão Mundial, tetracampeão Sul-Americano e bicampeão do Pré-Olímpico. Foi ainda auxiliar na avaliação física e na preparação da Seleção Principal para a Copa do Mundo da França, em 1998; foi preparador físico auxiliar na Seleção Principal em dois jogos em 2000 nas Eliminatórias para o Mundial de 2002. Na Comissão Nacional de Arbitragem, preparou os árbitros brasileiros indicados para os testes físicos da FIFA para Copa da Alemanha de 2006; Consultor Técnico da Comissão na área de Preparação Física; Supervisor dos Testes Físicos do Quadro Nacional e da FIFA de Árbitros da CBF; e Membro da Comissão de Ensino da CA-CBF. No Fluminense, foi preparador físico nas categorias de base (juvenil e juniores) e na equipe profissional, sendo bicampeão Estadual: em 1995 como auxiliar e em 2002 como o titular da preparação física. Camello passou ainda pelo Vila Nova (GO), Caxias (RS) e Duque de Caxias.