Foto: Moisés Bruno
Sana é uma das atrações apresentadas no roteiro turístico
O Sebrae lança nessa sexta-feira (16), em Macaé, o projeto de desenvolvimento do turismo local Rio Serra Mar, que tem por objetivo promover a geração de renda de forma sustentável, com a qualificação dos produtos turísticos. O evento acontecerá no auditório da Escola Municipal do Sana, às 10h. A prefeitura apoia o projeto.
O Roteiro Turístico Rio Serra Mar pretende fortalecer a cadeia produtiva do turismo nas regiões do entorno da Estrada Serra Mar – RJ 142, que liga Nova Friburgo a Casimiro de Abreu. Com a facilidade de acesso às regiões, a formatação do Roteiro ficou mais viável e o próximo desafio é formatar este novo produto turístico do Rio de Janeiro para os grandes eventos que o Estado vai receber, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Farão parte do roteiro os municípios de Casimiro de Abreu, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé, Rio das Ostras, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
O projeto tem como foco incrementar alianças do setor de turismo, envolvendo o poder público, iniciativa privada e entidades, para melhorar a infraestrutura turística, propor ações de marketing integrado das regiões, fortalecer entidades de classes e integrar os municípios, além de incrementar a qualidade dos serviços e produtos, gerando emprego e renda.
Serão qualificados pequenos negócios da cadeia produtiva de turismo, como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, bares e restaurantes. Além disso, a Prefeitura de Macaé vai auxiliar os pequenos empresários na regularização dos seus negócios.
A Fundação de Esporte, Turismo (Fesportur) ressalta a importância do projeto no desenvolvimento de novos produtos turísticos para aumentar o fluxo do turista doméstico, gerar novas oportunidades de trabalho e renda na região e diversificar a oferta turística. A expectativa deste projeto é, após a implantação no Sana, expandi-lo para os demais distritos da região serrana do município, aumentando assim a permanência do turista na cidade, incrementando as opções para os visitantes, além de aquecer a economia local.
Durante o evento dessa sexta acontecerá também uma palestra que pretende mostrar os dados do mercado e tendências do turismo internacional e local no Estado do Rio de Janeiro. Também como meta do projeto será feito um diagnóstico da situação local, para apresentar os cursos necessários para a qualificação do setor.