O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, participou esta semana do Seminário “Brasil, Liderança em Tecnologia de Energia”, na Câmara de Comércio Americana, no Rio de Janeiro. Neste evento, estiveram presentes o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o diretor de Operações de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Arthur Pimentel, entre outras autoridades.
Representando Macaé e o prefeito, Jordan observou que Macaé esta no caminho certo no que tange a energia e futuro. “Macaé, hoje, além de ser responsável por 82% da produção do petróleo nacional, está desenvolvendo alguns trabalhos no setor energético e na área de energia renovável. Uma prova disso é o projeto de uma fábrica-piloto de biodiesel e os diversos investimentos que o município vem dando à ciência e tecnologia. Este é o nosso compromisso: preparar Macaé para o futuro pós-petróleo”, enfatizou.
No evento, foram discutidos temas como energia no mundo para os próximos dez anos, política energética brasileira de desenvolvimento tecnológico e fontes inovadoras no Plano Nacional de Energia. O Diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, apresentou o H-BIO, um projeto nacional, desenvolvido no Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes), que atualmente é uma realidade e, em dezembro, começa a ser produzido na refinaria de Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. Ele também destacou que a Petrobras estará produzindo H-BIO em mais duas refinarias, uma no Ceará e a outra na Bahia.
O assessor especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcelo Machado, que também esteve presente no seminário, destacou que o momento que Macaé passa no que diz respeito à energia renovável é ímpar. Macaé, em breve, estará apresentando um projeto inovador da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Indústria e Comércio, que envolve aproveitamento do óleo vegetal utilizado, agricultura familiar e utilização da mão-de-obra no campo.
- A secretaria de Meio Ambiente (Semma), Fundação de Agropecuária, Abastecimento e Pesca (Agrape), secretaria de Serviços Públicos (Semusp) e secretaria de Ação Social (Semas) farão parte deste projeto que é inovador no serviço público municipal – avisa Marcelo Machado.