Macaé Facilita da serra promove cursos técnico e profissional

08/07/2015 15:20:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Moisés Bruno

Cursos qualificam população local

Para favorecer técnica e profissionalmente a vida de moradores dos distritos serranos de Córrego do Ouro, Trapiche, Glicério e Bicuda, na Agência do Macaé Facilita de Córrego do Ouro são realizados cursos básicos de Informática e de Assistente de Administração de Materiais, Logística e Almoxarifado. Isso acontece devido à parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo que administra a agência, e o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) que promove os cursos.

Nas aulas de Informática há 30 alunos. Nas aulas de Assistente de Administração de Materiais, Logística e Almoxarifado são 43 aprendizes.

Para a coordenadora geral das unidades do Macaé Facilita, Jussara Vilela, o mais importante nos cursos gratuitos é oferecer capacitação aos cidadãos da serra que não precisam se deslocar à cidade para buscar meios de adquirir conhecimentos técnicos e profissionais. "Em agosto, disponibilizaremos à população da serra macaense um salão-escola, dentro do Macaé Facilita, onde as moças poderão fazer cursos como cabeleireiro, manicure, pedicure e design de sobrancelhas e barba", disse, acrescentando que já são cerca de cem pessoas na fila de espera.



Curso de informática

Segundo o instrutor do curso de Informática, Kaleb Aurich, suas aulas no Macaé Facilita de Córrego do Ouro têm como público alvo idosos e adolescentes. Todos aprendem quesitos de Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. A diferença é que os idosos têm como foco o direcionamento para trabalhos do dia a dia, pesquisa de receitas, acesso a sites de notícias, utilização do e-mail. Já para os adolescentes, ele ministra conhecimentos voltados à profissionalização como preparar currículos, apresentação de trabalhos, tabelas e outros.

O técnico em eletrônica básica Carlos Antonio de Amorim, 63 anos, está no curso de informática há três meses. Morador de Glicério, já consegue ter facilidade em lidar com os sistemas bancários, assunto que o levou a buscar o curso. A dona de casa Marília Correa, 33 anos, gosta de aproveitar a oportunidade de aprender diversos temas digitais. “Apesar da crise, nossas vidas com os cursos gratuitos só tendem a crescer”, avalia.



Curso de Assistente de Administração de Materiais, Logística e Almoxarifado

De acordo com o professor Márcio Santos dos Santos, o objetivo do curso de Assistente de Administração de Materiais, Logística e Almoxarifado é proporcionar aos alunos uma visão mais ampla sobre logística e fluxos de materiais nas empresas. "Assim, se obterá visibilidade sobre redução de custos logísticos, além de se criar planejamento de custo a curto e longo prazos. A área é muito utilizada dentro de quaisquer empresas, sendo ampla. Todas as companhias precisam do almoxarife e as indústrias necessitam de assistente de materiais", informa.

Aluna desse curso, a técnica em enfermagem Regina Lúcia da Fonseca Oliveira, moradora de Córrego do Ouro, elogiou as aulas de estoque, pois está montando confecção de cama, mesa e banho e bufê para festas e o curso a preparou para organizar seu depósito de material. Também gostou das aulas sobre atendimento ao cliente e sobre como evitar desperdício e colaborar para maior qualidade dos produtos. “É grande a qualidade dos instrutores e a estrutura aqui é boa”, finaliza.