logo

Macaé fará plantios simultâneos de mudas

10/04/2010 11:46:21 - Jornalista: Lourdes Acosta e equipe Secom

A Secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Semma) se prepara para lançar um grande desafio no Dia Mundial do Meio Ambiente, dia cinco de junho. Trata-se de plantar simultaneamente, em 15 segundos, em vários locais da área urbana da cidade, 500 mudas de espécies arbóreas nativas.

A secretaria municipal de Meio Ambiente, empenhada em fazer cumprir o Pacto de Restauração da Mata Atlântica, que tem como meta a conservação de 15 milhões de hectares da biodiversidade nos 17 estados do segundo bioma mais destruído da terra, até o ano 2050, buscou na última quinta-feira (8), o apoio dos professores, diretores e técnicos da rede de ensino pública e privada, participantes do projeto Educando na Cidadania, da Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, reunidos no auditório do Paço Municipal.

Na oportunidade, o secretário Maxwell Vaz convocou o segmento a colaborar, escolhendo os estudantes que poderão participar do plantio simultâneo. Além disso, a Semma quer contar com a adesão de toda a comunidade na preservação da biodiversidade e por isso, abrirá inscrições nos próximos dias, no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br), para quem quiser colaborar.

- Temos o objetivo de articular as instituições públicas e privadas para integrar seus esforços e recursos na criação de resultados em restauração e conservação da biodiversidade. Nos dias atuais é muito grande o descompasso entre a preservação das espécies e a pressão diária pelo recurso natural e isso exige respostas rápidas e a construção de políticas públicas ambientais, disse o secretário.

No dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade além de ficar mais reflorestada, com o plantio nas áreas degradadas, deverá ampliar o combate às mudanças climáticas, através da fixação de carbono – processo de retirada de CO2 da atmosfera e sua retenção no solo ou vegetação, que visa beneficiar o clima. A previsão é que a partir desse dia, com o plantio de 500 árvores, sejam reduzidas quatro mil toneladas de carbono da atmosfera.

- Isso realmente é um desafio que poderá até entrar no livro de recordes ambientais. Se a comunidade escolar participar ativamente e a sociedade local colaborar poderemos escrever uma nova história ambiental em Macaé – disse a professora e mestra em Educação Ambiental, Lourdes Ravallet.

Compromisso com o Meio Ambiente

A preservação ambiental tem sido uma das grandes preocupações do governo Riverton que além de ter inaugurado uma importante unidade de conservação municipal de Mata Atlântica em 2006, o Parque Atalaia, protegeu por decreto diversas áreas relevantes no município como o manguezal da Ilha Colônia Leocádia e a restinga da Praia do Pecado, ainda em sua primeira gestão, esta última em processo de desapropriação para a criação de outro Parque Municipal, além das parcerias que tem oferecido à direção do Parque nacional da Restinga de Jurubatiba. Outra importante ação de continuidade é a elaboração do Plano de Manejo da APA e Parque Municipal do Arquipélago de Santana, necessário para a implementação das unidades de conservação e o consequente controle da visitação, possibilitando um uso sustentável das ilhas.