logo

Macaé faz campanha para conscientizar população sobre hepatites virais

01/08/2012 12:23:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Doenças silenciosas, que nem sempre apresenta sintomas, as hepatites virais serão o foco da campanha que será realizada nesta quinta-feira (2), no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, pela Secretaria de Saúde por meio da Coordenação do Programa DST/Aids. Será feito um trabalho de esclarecimento que visa estimular a prevenção, além da oferta de exames de diagnóstico.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil 500 mil pessoas podem ter hepatite B e não saber. Outras 150 mil podem estar contaminadas com a hepatite C e ainda não ter o diagnóstico.O diretor técnico do Programa, Edilbert Pelegrini alerta para importância do diagnostico precoce.

- Os dados do Ministério da Saúde apontam um grande complicador, porque as pessoas vão descobrir só em fase muito tardia, quando já estão com sequelas da doença, frisou.

Durante a campanha será oferecida à população orientação sobre a doença, teste rápido para as hepatites B e C, além do teste anti HIV.

- As hepatites virais provocam inflamação do fígado, as hepatites B e C e acomete a pessoa, de forma silenciosa, evoluindo ao longo dos anos com cirrose e até câncer no fígado, alerta.

A coordenadora do Programa, Vera Andrade ressalta que campanha também vai incentivar pessoas com até 29 anos a tomar a vacina da hepatite B. Contra a hepatite C, tipo mais comum da doença, que atinge 1,5 milhão de brasileiros, não há vacina. Só tratamento. A partir do ano que vem o SUS vai distribuir dois novos remédios que podem aumentar as chances de cura.

- Nossa meta é fazer com que a população adote hábitos saudáveis. Entre as ações de prevenção está o uso de preservativos em todas as relações sexuais, pois a hepatite B é uma Doença Sexualmente Transmissível com poder de infecção superior ao do vírus HIV, da Aids, diz.