Foto: Claudia Barreto
Dois importantes temas serão defendidos por Macaé durante o Simpósio Internacional da Agenda 21: “Impactos do Petróleo A experiência de Macaé – Lições para o pré sal” e “Controle Social: dos fóruns participativos às previsões orçamentárias”. A primeira participação de Macaé no evento será nesta sexta-feira (15) às 16h, no espaço montado no Aterro do Flamengo durante a Rio+20.
A primeira palestra ficará a cargo da vice-prefeita e secretária de Educação Marilena Garcia. O segundo tema será defendido pelo técnico ambiental Paulo Sérgio de Barcellos.
No primeiro tema será mostrada a evolução desordenada da cidade com a chegada da exploração do petróleo. Dados e fotos, além de estudos, mostram em rápidas pinceladas os problemas estruturais enfrentados pela cidade ao longo dos tempos e da necessidade de um planejamento ordenado. A preocupação maior é com relação a chega do pré sal e o risco que a cidade corre se não houver um efetivo controle de crescimento, com um planejamento ordenado.
O segundo tema versa sobre os problemas sociais que surgiram e a participação da Agenda 21 nos fóruns e conferências públicas de Macaé. Segundo Paulo Sergio de Barcellos, a Agenda 21 teve participação importante e constante nas conferências públicas buscando diretrizes no campo ambiental para inserção na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Um dos pontos interessantes tiradas dessas conferências e reuniões é a criação – ainda a ser proposta e aprovada pela Câmara de Vereadores – do Fundo do Ambiente que congregaria.
Já na segunda-feira (18), das 12h às 18h no auditório do Museu da República do Rio de Janeiro acontece o Simpósio Internacional "Agenda 21: Panoramas Atuais e Perspectivas pós Rio+20. Durante o evento, serão realizados painéis da Agenda 21 no Brasil, França e Portugal, relatadas as experiências do Estado do Rio de Janeiro, de Quebec (Canadá) e da REBAL, parceira do evento. Também serão apresentados e debatidos resultados e expectativas futuras quanto ao legado da Agenda 21 nos âmbitos global, nacional e local e lançado o livro Futuros Territórios Sustentáveis e a publicação Agenda 21 Brasileira: Avaliação e Resultados.
No mesmo dia será aberta mesa com o tema “Políticas e Programas Nacionais de Agenda 21” com. Elise Gaultier – coordenadora da Missão Territórios Sustentáveis - Comité 21 – França; Joana Correia da Silva – Assessora do gabinete da Secretaria de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território de Portugal, Geraldo Abreu – diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. E coordenando a mesa Karla Monteiro Matos.
Ainda no mesmo dia, a segunda mesa terá como tema “Agenda 21: Práticas Regionais e Redes”, comChristiane Gagnon – professora titular do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Quebec em Chicoutimi, Canadá e coordenadora do “Guia das Agendas 21 Locais para o século XXI; Fidelis Paixão – membro do Colegiado Nacional da Rede Brasileira das Agendas 21 Locais – REBAL e coordenador da Agenda 21 de Rondon do Pará-PA, Karla Monteiro Matos – Coordenadora do Núcleo Especial da Agenda 21 do Estado do Rio de Janeiro (DIGAT/INEA). A coordenação da mesa ficará a cargo de Márcio Ranauro, cientista social.