Com o objetivo de mostrar a população a realidade do tráfico de pessoas na América do Sul, países do Mercosul estão envolvidos em uma campanha para alertar sobre o problema. Macaé também está envolvida na causa, através do Programa Eco Cidadão, que tem o apoio da Prefeitura. Participante deste projeto juntamente com outras cidades brasileiras, além de cidades da Argentina, Paraguai e Uruguai. Macaé é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro participante da campanha.
A equipe de trabalho do Eco Cidadão já está atuando em algumas comunidades do município alertando sobre o problema. As principais vítimas do tráfico de pessoas são meninas, adolescentes e mulheres adultas. Os sinais de alerta e indicadores, que permitem detectar e prevenir situações de risco são engano financeiro, abuso de poder e ameaças, rompendo relações, meios de comunicação e perseguição.
A coordenadora do Eco Cidadão no Brasil, Marielza Horta, destaca que milhares de pessoas são traficadas por ano e que aqui na América do Sul a incidência de casos diariamente é enorme, parecendo invisível para algumas pessoas que não tem acesso a essas informações.
- Depois do tráfico de armas, o tráfico de pessoas é o segundo mais rentável do mundo. Normalmente os traficantes oferecem emprego ou estudo, e as vítimas vão para fora do país com expectativas de melhoria de qualidade de vida. Elas acabam se tornando escravas do trabalho e sexual, e também se envolvendo com drogas. A maioria morre, além das condições de vida serem as piores possíveis, conta a coordenadora.
Marielza Horta também ressalta que além do tráfico de pessoas que precisa ser combatido, também existe o tráfico de órgãos que está aumentando muito também. “Antes isso só acontecia na região Nordeste, mas agora infelizmente está atingindo também o Sudeste, e na maioria com as mulheres”, afirmou.
Mais sobre o tema
O tráfico de pessoas é uma violação aos Direitos Humanos – Pacto Internacional de San José, Costa Rica. O tráfico de pessoas é um problema que afeta a todos os países do mundo, seja enquanto países de origem, de transito ou de destino das vítimas. É a escravidão do século XXI, que explora milhões de pessoas todos os anos.
O tráfico de pessoas consiste em recrutar, transportar e transferir pessoas com o uso da força, da coerção e do engano, com o objetivo de exploração. Inclui os trabalhos forçados, a escravidão, a servidão, a extração de órgãos e, principalmente, a exploração sexual.