Macaé inaugura Banco Macaíba nesta terça

18/02/2024 11:09:00 - Jornalista: Tatiana Gama

A agência central atenderá 28 mil famílias beneficiárias da moeda social e 1.149 comerciantes cadastrados

A agência central do Banco Macaíba será inaugurada, nesta terça-feira (20), às 16h. O espaço, que funcionará na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 48, Centro, atenderá 28 mil famílias beneficiárias pela moeda social de Macaé, além de 1.149 comerciantes cadastrados. O funcionamento será a partir da quarta-feira (21), das 9h às 16h. Em dois meses, já foram movimentadas 9 milhões e 170 mil Macaíbas nos comércios do município.

O objetivo é diminuir a desigualdade, impulsionar o comércio de cada bairro e gerar empregos, a partir do fortalecimento do poder de compra das famílias em situação de vulnerabilidade social. Com a moeda social, é possível comprar alimentos, roupas, acessórios, sapatos, além de serviços como cortes de cabelo.

O Banco Macaíba, que ainda terá agências na zona norte e região serrana, oferecerá serviços como esclarecimentos de dúvidas, consulta de saldo do cartão, troca e desbloqueio de senhas, gestão da conta e, a longo prazo, linha de crédito aos comerciantes cadastrados. Essas opções também são oferecidas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), por meio do WhatsApp: (85) 3269-9617. Outras informações podem ser consultadas no hotsite da Moeda Social.


“O Banco Macaíba é mais uma ação do Programa de Combate à Pobreza e à Desigualdade, aprovado no ano passado e implementado em tempo recorde de quatro meses. Diversos comerciantes já relatam que as vendas em seus estabelecimentos aumentaram cerca de 80%, fortalecendo os comércios dos bairros e gerando empregos. É um programa de economia solidária, beneficiando um número de famílias que supera a quantidade de habitantes de várias cidades vizinhas”, destaca o superintendente do Banco Macaíba, Saraiva Júnior.

A terceira parcela da Macaíba está prevista para última semana deste mês. Os beneficiários podem utilizar o saldo no comércio cadastrado do seu setor.

Para se credenciar, o comerciante de Macaé pode acessar a página da Macaíba disponível no site da prefeitura para obter informações e tirar dúvidas. A formalização do credenciamento acontece através do atendimento presencial na agência central, que iniciará o atendimento na quarta-feira (21/02), das 9h às 16h no centro da cidade, na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro 48.