logo

Macaé inicia curso de Cuidador de Idosos

16/09/2010 19:49:06 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Kaná Manhães

Amélia Guedes ressaltou a importância de se ter a qualidade de vida na terceira idade

Foi realizada na noite de quarta-feira (15) a cerimônia de abertura do curso de Cuidador de Idosos, com 80 pessoas inscritas, oferecido pela Prefeitura de Macaé através da Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão da secretaria de Governo. O evento aconteceu no auditório do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno, na Rua Francisco Portela, Centro, onde também serão ministradas as aulas inicialmente, e contou com presença de funcionários das secretarias envolvidas. O curso ocorrerá todas as segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h, com um total de 62 h/a.

O curso será desenvolvido a partir das temáticas: “A Cidadania do Idoso na Perspectiva dos Direitos Humanos” e o “Cuidado Especializado como alternativa de ocupação no atual Mercado de Trabalho”, ministrado por uma equipe formada por assistentes sociais, advogada, psicólogos, nutróloga, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogo, psiquiatra, odontólogo, professor de artes, psicopedagoga, pedagoga e um profissional de recursos humanos.

Na ocasião, a coordenadora Geral do Programa, Amélia Guedes, saudou os novos cursistas dizendo que o Curso de Cuidador de Idosos já está em sua quarta edição, e que tem como parceiros as secretarias municipais de Saúde e do Idoso, e principalmente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa), na qual o projeto segue suas diretrizes de pesquisa. “É uma alegria muito grande em poder mais uma vez oferecer um curso para esta faixa-etária, para a população macaense, principalmente com uma equipe comprometida na qual faço parte. Gostaria de agradecer, em especial, à coordenadora responsável pelo curso, a assistente social, Márcia Estulano, e ao professor Júlio Bodrini, coordenador de planejamento de capacitações, além de todas as outras pessoas envolvidas no planejamento deste curso”, declarou.

Amélia Guedes ressaltou a importância de se ter a qualidade de vida na terceira idade, e da necessidade de se ter cuidados especiais, por terem algumas habilidades enfraquecidas pela questão da idade. A Coordenadora ainda destacou que o cuidador de idoso não é apenas uma companhia, e sim um profissional com conhecimento de técnicas específicas, como primeiro socorros, trabalhando sempre com muito amor e respeito ao ser humano. “O curso de cuidador de idosos tem a missão de preparar os participantes para atuar com sabedoria e conhecimentos suficientes para trabalhar em qualquer lugar com competência e eficiência”, afirmou Amélia.

O fato de se sentir identificada com esta faixa-etária, pretendendo trabalhar neste setor, foi o que motivou a professora Josânia Martins da Conceição (47), a participar do curso de cuidador de idosos. “Percebi a grande carência de profissionais habilitados nesta área, e por isso resolvi me capacitar por estar sempre em contato com esse público em constantes visitas aos asilos”, frisou.


Competências Pessoais do Cuidador segundo a C.B.O/2002

Manter capacidade e preparo físico, emocional e espiritual; Cuidar da sua aparência e higiene pessoal; Demonstrar educação e boas maneiras; Adaptar-se a diferentes estruturas e padrões familiares e comunitários; Respeitar a privacidade do idoso; Demonstrar sensibilidade e paciência; Saber ouvir; Perceber e suprir carências afetivas; Manter a calma em situações críticas; Demonstrar discrição; Observar e tomar resoluções; Em situações especiais, superar seus limites físicos e emocionais; Manter otimismo em situações adversas; Reconhecer suas limitações e quando e onde procurar ajuda; Demonstrar criatividade; Lidar com a agressividade; Lidar com seus sentimentos negativos e frustrações; Lidar com perdas e mortes; Buscar informações e orientações técnicas; Obedecer a normas e estatutos; Atualizar-se por meio de encontros, palestras, cursos e seminários; Respeitar a disposição dos objetos do idoso; Dominar noções primárias de saúde; Dominar técnicas de movimentação da pessoa idosa para não se machucar; Dominar noções de economia; e atividade doméstica; Dominar noções de educação pedagógica; Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala; Conciliar tempo de trabalho com tempo de folga; Doar-se; Demonstrar honestidade; e Conduta moral.

O Programa Macaé Cidadão fica localizado na Avenida Papa João XIII, Nº 175
Imbetiba, Macaé – RJ.
Tels: (22) 27722295 - (22) 27722445
Fax: (22) 27572408
Emails: Macaecidadao@Macae.rj.gov.br