Foto: Kaná Manhães
Primeira cidade do interior a ter um polo gastronômico, Macaé vai ampliar atividade também para o turismo e cultura
O primeiro município do interior do estado do Rio a ter um Polo Gastronômico, Macaé iniciou nesta segunda-feira (9), uma Oficina de Estruturação para viabilizar o projeto. As oficinas vão acontecer em mais duas segundas-feiras (16 e 23) e são direcionadas aos empresários proprietários de restaurantes na cidade. O objetivo é montar um Plano de Ação para a implantação do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros a partir da identificação da Análise do Ambiente baseados em quatro aspectos: pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças.
As oficinas são aplicadas pelo Sebrae-RJ que identificou em Macaé um potencial para a implantação do polo. O projeto é do Sebrae e será desenvolvido na Praia dos Cavaleiros, em parceria com a prefeitura de Macaé, Convention & Visitors Bureau de Macaé(CVBM), Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e empresários da orla.
Nesta segunda-feira, a Oficina de Estruturação do Polo Gastronômico contou com a presença do presidente e do vice-presidente do CVBM, Marco Navega e Leonardo Anderson da Silva, respectivamente, empresários dos Restaurantes Mariscus, Durval, Brasa e Vino, Sansai, Lucca, Adonias, Ilhote Sulk, La Fazendinha, Parada do Chopp, entre outros. A Oficina foi ministrada pelos consultores do Sebrae-RJ, Marcos Assumpção e Maria Chan, com participação da gestora do Projeto do Polo Gastronômico do Sebrae-RJ/Macaé, Karina Sardenberg.
- Estamos iniciando o projeto de planejamento do projeto que será realizado em etapas. Teremos três encontros, contando com esse de hoje, onde estaremos identificando e realizando a análise do ambiente, o que precisa ser melhorado e as oportunidades -, explicou Marcos Assumpção.
- Este é um aspecto excelente do Polo Gastronômico que inclui diversos empresários do segmento gastronômico dessa região com o sentimento de associativismo que será fundamental para a manutenção desse polo dos Cavaleiros. A implantação desse projeto é bom para Macaé por ser o primeiro município do interior do estado do Rio a ter um polo gastronômico. O Sebrae já está de olho nesta excelente oportunidade na cidade e iremos expandir também para a área de turismo e cultura – explicou Marco Navega.
O Plano de Ação visa promover o fortalecimento e aumentar a competitividade das empresas integrantes do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros. Uma das ações do grupo será convidar outras entidades para participarem do projeto, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, e as universidades, que devem colaborar com a técnica do terceiro setor. O Rio, por exemplo, tem pelo menos 10 pólos em diversos bairros como Botafogo, Centro, Copacabana, Leblon e Tijuca, entre outros.