logo

Macaé inicia Programa Agentes de Leitura

06/11/2012 15:56:00 - Jornalista: Eloísa Seady

Foi dada a largada do Projeto Agentes de Leitura, através de um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Macaé de Cultura (FMC) e a Secretaria Estadual de Cultura. O acordo foi firmado esta semana entre a presidente da FMC, Sheila Polly, e a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro, Rita Carino.

Também participaram da reunião os agentes de Leitura de Macaé, Hellen Cristina de Morais da Silva e José Roberto Guimarães da Silva – escolhidos através de uma seleção - e a representante da Comissão de Projetos da FMC, Ana Cristina Cabral.

A presidente Sheila Polly, ressaltou que este é um projeto social, que amplia os horizontes. “A leitura talvez seja o maior instrumento propulsor de resgate a cidadania. Ele desenvolve o espírito de cidadania, de democracia, dinamizando as pessoas e envolvendo-as”, comentou.

Rita Carino explica que este projeto é uma ação voltada à inclusão social e à formação de leitores do Ministério da Cultura/Programa Mais Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e prefeituras.

- A expectativa é grande em torno desta largada, pois é a primeira vez que o estado participa e contempla as prefeituras. Estamos apostando muito nessas parcerias, já que o resultado do projeto piloto é fantástico, frisa a coordenadora estadual.

Ela lembra que os agentes receberam 40 horas de capacitação e vão cumprir mais 80 horas através de um curso à distância e são responsáveis por levar os livros às comunidades, estabelecendo uma interação com escolas e com as bibliotecas públicas municipais.

Cabe a cada agente atender a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família do Governo Federal. Em Macaé as famílias a serem atendidas pelo projeto são residentes dos bairros Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo e Jardim Carioca.