Um espaço dedicado à apresentação de diversas manifestações culturais para os amantes das artes acaba de ser inaugurado em Macaé. O Centro Cultural Rinha das Artes, recebeu este nome em homenagem a uma cultura proibida, mas que faz parte da história do município, que é a extinta Rinha de Galos. O local foi implantado pelo Grupo Teatral Acto com apoio da prefeitura e conta com a parceria das instituições Usina de Fomento Cultural e Sociedade Musical Macaense, situado na Rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro.
Segundo a coordenadora do projeto e integrante do grupo Teatral Acto, Fátima Jorge, o grupo está muito feliz pela receptividade do público durante a inauguração. O grupo recebeu vários depoimentos de artistas locais que foram prestigiar o evento, parabenizando pela conquista desse novo espaço no mesmo ano em que o Acto completa 25 anos de estrada.
- Antes da inauguração já estávamos otimistas pelo apoio recebido não só da classe artística, mas também pelos empresários do município e amigos que doaram material para a obra, e principalmente pela prefeitura de Macaé que nos cedeu um espaço para que nosso sonho se tornasse realidade, contou Fátima, satisfeita.
Na ocasião, aconteceu uma intervenção teatral do ator Carlos Tadeu, que também é integrante do grupo Acto, interpretando um criador de galos que até então pensava que tinha sido convidado para uma inauguração de uma rinha de galos, o que de acordo com Fátima, “arrancou muitos risos da platéia presente”.
Logo a seguir foi a vez das apresentações artísticas. Primeiramente do grupo de choro da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores; a seguir do grupo de dança CiemH2 (Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop); da Cia de dança Arte e Luz; e por último a apresentação de teatro de Bonecos Mestre Fantoche do Espaço Cultural de Glicério (região serrana de Macaé).
Participaram também da inauguração, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi; o secretário de Limpeza Urbana, Carlos Eduardo Jardim; o vice-presidente de Patrimônio da Fundação Macaé de Cultura, Ricardo Meirelles; o orador e presidente do grupo Acto, Gilberto Alves e Luís Leles, respectivamente; representantes da classe artística de Macaé, como a Usina de Fomento Cultural; Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores; Sociedade Musical Macaense; Art Luz; Dança Inclusiva Portadores da Alegria; produtores culturais, atores e músicos locais.
Oficinas - As inscrições já estão abertas para as oficinas de dança contemporânea, dança de rua e balé clássico em horários diversos e para os cursos livres de teatro para crianças de 8 a 12 anos, adolescentes e adultos com previsão de início para depois do carnaval. O espaço abriga também o projeto Acto Comunidade, que são aulas de teatro gratuitas, com ênfase em montagem de espetáculos para comunidades visitadas. As aulas gratuitas, sempre aos sábados, fazem parte do projeto Ponto de Cultura do Governo Federal e Estadual.
Os produtores locais e regionais interessados na utilização do espaço, a agenda já está aberta. A secretaria da Rinha das Artes funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O email é rinhadasartes@gmail.com, e o telefone de contato é (22) 9961 1235.