logo

Macaé leva Selo ABC a Congresso Latino-Americano de Saúde Coletiva

06/08/2025 08:05:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Arquivo Secom

Artigo científico integra programação que acontece na UERJ

Macaé marcará presença na programação do XVIII Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Saúde Coletiva, que acontece na UERJ, no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (7), representantes da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa) apresentarão artigo sobre o Selo de Categorização Sanitária ABC, pioneiro no estado.

O Selo ABC é pioneiro no estado do Rio de Janeiro e conta, atualmente, com 80 estabelecimentos credenciados. A apresentação do artigo científico será realizada pelo fiscal sanitário, Hélio Porto e pela Analista Jurídica, Deusiene Porto, ambos profissionais que atuavam na Covisa na elaboração do projeto que instituiu em Macaé uma classificação sanitária dos estabelecimentos de alimentação. A categorização leva em conta critérios técnicos que garantem maior transparência na qualidade dos alimentos ofertados à população.

Para a Coordenadora Especial de Vigilância Sanitária, Camila Almeida, a participação no congresso é um marco institucional. “É com grande satisfação que a equipe da Vigilância Sanitária expressa o orgulho de ver um projeto nosso, idealizado pelo Hélio, em colaboração com a Deusiene, ser reconhecido dessa forma. Somos o único município a realizar essa classificação no Estado do Rio, e também nos destacamos em âmbito nacional, pois apenas alguns poucos municípios compartilham dessa iniciativa”, afirmou.

O reconhecimento do trabalho ultrapassou as fronteiras do município, resultando na publicação de um artigo científico que reforça a relevância do modelo desenvolvido em Macaé. “Essa conquista é de grande relevância e, certamente, serve de estímulo para que nossos servidores busquem aprimoramento contínuo e desenvolvam novos projetos para o município”, concluiu Camila.

O Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Saúde Coletiva acontece entre os dias 4 e 8 de agosto e reúne pesquisadores, profissionais e gestores da saúde de toda a América Latina, promovendo o intercâmbio de experiências e soluções para os desafios da saúde pública na região.

Mais informações sobre o Congresso estão neste link.