Macaé na luta pela prevenção do câncer de mama e colo de útero

24/11/2006 13:44:05 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Trabalhando sempre com a promoção da saúde e a prevenção de doenças a secretaria de Saúde, através do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), realiza na próxima terça-feira (28), a Campanha de Prevenção ao câncer de colo de útero e mama. O evento acontece na Praça Veríssimo de Melo, a partir das 8h, com diversos estandes de orientação e informação.

A equipe do PAISM, organizadora do evento, garante que este será um dia dedicado à beleza e à saúde da mulher. Além das orientações dos profissionais dos programas DST/AIDS, PAISM e de Educação em Saúde, o evento contará com a parceria do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) e do Instituto Embelleze.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressalta a importância da prevenção como no caso do câncer de mama, uma doença grave, mas pode ser tratado e tem cura em muitos casos desde que seja descoberto a tempo. “A mulher deve conhecer bem suas mamas para saber quando aparecerem mudanças na cor, tamanho, afundamento da pele e caroço, por isso a equipe do PAISM vai orientá-las para que façam o auto-exame”, afirma.

A Semusa também conta com profissionais de dois centros de referências ambulatoriais de mastologia: Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e Núcleo de Atendimento a Mulher e a Criança (Nuamc), no bairro Aroeira.

Fernando Diogo acrescenta que o câncer do colo de útero é o que apresenta mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto dos 100%, quando diagnosticado precocemente. “O exame preventivo do câncer do colo de útero, conhecido popularmente como exame de papanicolau, é indolor e eficaz e está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal”, garante.