Foto: Divulgação
O evento ocorreu de 22 a 24 de agosto
Após aprovação na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada recentemente no Rio de Janeiro, duas propostas de Macaé serão encaminhadas para etapa nacional, que será realizada em Brasília, entre 29 de setembro e 1º de outubro.
As propostas que se destacaram nos debates foram referentes ao empreendedorismo e também marisqueiras.. Doze delegadas de Macaé participaram da programação realizada na última sexta (22), sábado (23) e domingo (24), no Centro do Rio de Janeiro. São elas representantes da sociedade civil e dos poderes Legislativo e Executivo.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, a 5ª Conferência foi uma preparação para a programação nacional, que vai acontecer com o objetivo de analisar propostas para o fortalecimento e ampliação de políticas públicas para as mulheres.
Articulada pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM/RJ) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/RJ), a conferência estadual reuniu cerca de 500 mulheres de diferentes municípios fluminenses. Participaram do evento a ministra das Mulheres, Márcia Lopes e a deputada federal Benedita da Silva.
Presente nos três dias de programação, a Secretária de Políticas para Mulheres, Quelen Rezende, citou que o encontro marcou um momento decisivo de construção coletiva em defesa dos direitos e da proteção da vida das mulheres.
“ Esta é uma oportunidade ímpar para que diferentes vozes femininas representantes de diversos municípios sejam consideradas. Pudemos perceber e ficar satisfeitos por identificar que Macaé está à frente de algumas cidades quanto às políticas públicas voltadas para as mulheres. E estamos felizes pela aprovação das duas propostas do nosso município para a Conferência Nacional”, ressaltou a secretária.