Macaé participa da campanha 'De Olho no Peixe'

01/04/2015 16:56:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Moisés Bruno

Objetivo é reforçar os benefícios do pescado na alimentação e orientar o consumidor na compra do produto

Para ter acesso às dicas para escolher melhor o pescado, folhetos informativos sobre a importância do consumo do peixe, acesso ao microcrédito, informações sobre cursos e palestras e até mesmo receitas criativas a base de frutos do mar, de fácil preparo e a preços acessíveis, é só comparecer ao Mercado de Peixe de Macaé, até sábado (3), de 7 às 14h, quando está sendo realizada a campanha "De Olho no Peixe". Com o foco no feriado da Semana Santa, a ação é uma iniciativa do Governo Estadual e acontece em Macaé pela primeira vez. O objetivo da prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, é reforçar os benefícios do pescado na alimentação e orientar o consumidor na compra do produto.

De acordo com a gerente do controle de qualidade do mercado de peixe, Mariana Previtali, o diferencial de Macaé é a participação do programa Macaé Acredita em Você. "Na ação, agentes de microcrédito divulgam a linha de crédito e explicam sobre o avalista solidário, no qual um comerciante pode ser avalista do outro", disse.

"A campanha também tem como proposta fortalecer a atividade econômica do pescado no município", apontou o subsecretário de Industria e comércio, Clovis Lima.

Para a Subsecretária de Pesca do município, Risete Ribeiro da Silva, conscientizar a população sobre o consumo do peixe tem atraído vários visitantes, como no caso da consumidora Renata Machado Nogueira, de 37 anos. Moradora do bairro Parque Aeroporto, Renata parabeniza a iniciativa da prefeitura em trazer este programa pra Macaé. "A ação não nos ajuda somente com receitas ou dicas, aqui podemos ter acesso aos cursos oferecidos pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), pelo acesso ao microcrédito, entre outros", destacou.

O Projeto “De olho no Peixe” é uma ação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca. Em sua quarta edição, as receitas a base de peixes e outros frutos do mar que são distribuídas foram elaboradas por funcionários da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).

A campanha tem o apoio do Fiperj, da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ); do Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio); e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ). Representantes de cada instituição estão presentes no local para oferecer seus benefícios relacionados ao programa.

O Sebrae, por exemplo, informa sobre palestras e cursos gratuitos oferecidos à população em parceria com a prefeitura. Já o Fiperj explica sobre o curso de Boas Práticas de Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado, também gratuito, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril. Para mais informações, o Mercado de Peixes de Macaé fica localizado à Avenida Presidente Sodré, s/nº. Centro, Macaé - RJ.