logo

Macaé participa da campanha Econatal 2012

10/12/2012 11:43:00 - Jornalista: Tânia Garabini

Foto: Arquivo

Todos os finais de ano, as comemorações representam trabalho dobrado aos membros da limpeza pública, principalmente nas praias. Mas esse ano, a proposta da Secretaria de Ambiente é reduzir essa poluição, através do projeto EcoNatal, com distribuição de sacolas plásticas recicláveis entre os frequentadores das praias macaenses, bem como panfletos de conscientização sobre manter os locais públicos limpos. O EcoNatal é um projeto desenvolvido há 10 anos pelo Instituto Aqualung, e pela primeira vez está sendo realizado em Macaé.

O EcoNatal acontecerá neste sábado (15), das 8h às 15h, na Praia do Coco. Haverá voluntários que também farão distribuição de material nas praias do Pecado e Cavaleiros. O trabalho de conscientização ambiental contará com voluntários da Guarda Ambiental, escoteiros, Defesa Civil, secretarias de Saúde, Educação e Ambiente.

Segundo Aline Games Veiga, coordenadora de Educação Ambiental e uma das organizadoras do evento, a escolha da praia do Bar do Coco deve-se à grande concentração de frequentadores, fora do circuito da orla dos Cavaleiros. No local serão instaladas barracas para que os participantes possam expor seus trabalhos e atender ao público visitante. A Secretaria de Ambiente também fará o plantio de bromélias no local, para melhorar a reposição de vegetação da orla.

A campanha também tem como foco ambulantes e barraqueiros das praias, que já ajudam a conscientizar a população a não jogar lixo na areia. O EcoNatal foi criado o evento mundial de limpeza Clean Up The Word – a sua primeira edição foi no verão de 2003 na Praia de Copacabana. A meta sempre é o recolhimento do maior número possível de resíduos, contribuindo não só para a limpeza, mas também para a redução do número de mortes de animais marinhos por ingestão de materiais tóxicos.