O município de Macaé foi uma das três cidades do Brasil selecionadas para participar da capacitação que será realizada na Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris de 12 a 18, do Projeto Inovação e Coesão Social. O Programa Eco Cidadão, através do “Projeto Cultivar Plantas Cultivar Paz”, foi um dos 23 projetos selecionados na América do Sul. O objetivo é promover a inclusão social e combater a desigualdade.
De acordo com informações da coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta, no Brasil apenas as cidades de Bagé e Porto Alegre foram selecionadas para participar da capacitação na União Européia.
- Foram selecionados projetos da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A iniciativa é e da União Européia, Universidade de Sorbonne Nouvelle e Fundação Tiau, explicou.
Marielza Horta acrescentou que o objetivo principal é oferecer ferramentas para elaboração, gestão e concretização de projetos que já promovam inclusão social e que tenham atuação vinculada aos objetivos do milênio.
- A seleção para participação nessa capacitação é muito importante para gestão do trabalho e implementação de outras iniciativas. A busca pelo conhecimento e aprimoramento devem ser permanentes e contínuas. São os governos locais, por ser o nível mais próximo aos cidadãos, que devem implementar projetos e políticas que promovam a inclusão social, atendendo às necessidades, de acordo com a realidade da população, ressaltou a coordenadora do Eco Cidadão.
Marielza informou que o encontro também realizará debate sobre a importância das parcerias do poder local com organizações da sociedade civil, comprovando que essas experiências podem gerar resultados positivos
O Programa Eco Cidadão atua em Macaé desde 1997 e conta com as parcerias da Purac Sínteses, Prefeitura de Macaé, Projeto Sorria Macaé, Universidade Aberta do Porto – Departamento de Ciências e Tecnologia, Ruaf Foundation (Holanda),Idrc ( Canadá), Ipes (Peru),ONU Habitat.