Macaé participa do 2º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher em Cabo Frio

01/11/2022 15:42:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Secom/Cabo Frio

Encontro busca favorecer o intercâmbio de experiências no enfrentamento à violência

Ao seguir como prioridade o desenvolvimento de ações que garantam a vida e os direitos das mulheres, Macaé participou, na última quarta-feira (26), do 2º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, em Cabo Frio. O encontro aconteceu no auditório do Malibu Palace Hotel e teve como principal deliberação a elaboração de um documento que solicita a criação de um abrigo temporário para mulheres vítimas de violência, a ser entregue à subsecretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado do Rio.

O fórum é considerado um passo importante na discussão do enfrentamento à violência contra a mulher na região e na ampliação do debate sobre as demandas dos municípios, sobretudo no que se refere ao abrigamento. Além de Macaé e Cabo Frio, participaram do encontro representantes de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Campos dos Goytacazes, Iguaba Grande, Quissamã, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia.

Na ocasião, os municípios apresentaram levantamentos e o perfil local relacionado à política de abrigamento. Referência regional nas ações de prevenção e combate à violência, Macaé expôs questões referentes ao acolhimento de mulheres na cidade, o perfil daquelas que buscam essa alternativa, bem como o perfil das que são vítimas de violência e procuram atendimento no órgão especializado ou em outros serviços da rede de apoio.

A secretária de Política para as Mulheres de Macaé, Jane Roriz, destaca que o fórum permite fortalecer as políticas públicas voltadas para o atendimento das mulheres em situação de violência, auxiliando na prevenção, atuação e diminuição dos índices.


“Nesses encontros conseguimos fazer uma análise mais aprofundada do perfil dessas mulheres, do acolhimento institucional, o que é de extrema importância para o nosso caminhar. Toda essa articulação tem sido feita exatamente para que a nossa voz possa ser forte e que a gente consiga consolidar cada vez mais as políticas públicas. É de extrema importância a possibilidade de construirmos, no coletivo, um futuro melhor para as mulheres, em especial para as nossas crianças”, avalia.


Após as deliberações, o dia foi encerrado com a apresentação do grupo "As Marias da Graça – Palhaçaria Feminista", que tem como missão valorizar a arte da mulher palhaça dentro da visão do feminino.

O fórum tem como objetivo favorecer o intercâmbio de experiências e instrumentalizar os municípios para o atendimento e enfrentamento à violência. A proposta, acordada entre as cidades participantes, é realizar encontros bimestrais itinerantes para a construção conjunta de diretrizes. O primeiro foi realizado em Macaé, em agosto, e o próximo será em Campos, em dezembro.