logo

Macaé participa do II Prêmio Magda Soares

08/10/2025 19:43:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Macaé ficou em 3º lugar no projeto alfabetização

Macaé ficou em 3º lugar no projeto alfabetização

Macaé participou do II Prêmio Magda Soares, na etapa regional, evento realizado em Campos dos Goytacazes, na segunda-feira (6) e conquistou o 3º lugar no projeto de alfabetização. O prêmio é uma iniciativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-CNCA, em regime de colaboração entre os governos federal , estadual e Municipal, com o objetivo de valorizar e divulgar experiências exitosas, transformadoras e inovadoras nas categorias de alfabetização e recomposição das aprendizagens.

A Secretaria de Educação de Macaé foi representada pelas escolas Maria Cristina Castelo Branco na categoria da alfabetização, com o projeto: “A importância da Leitura e da Escrita na aprendizagem de Ciências - Planeta Terra e sua relação com a cultura oceânica: “Qual a importância das Algas?“, projeto da professora Dyulla da Silva Machado Folly.

Na categoria recomposição das aprendizagens, com o projeto: “Detetives Textuais“ da professora Dayane Girão, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Alvarez Parada.

A articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em Macaé, Lúcia de Menezes, ressalta que os trabalhos foram de alto nível.

“Ficamos imensamente felizes com a classificação em 3º lugar do projeto de alfabetização”, comentou.

Prêmio Magda Soares- O Prêmio Magda Soares “Transformando Vidas pela Leitura”, foi desenvolvido no âmbito do Nacional Criança Alfabetizada, no eixo Boas Práticas. Seu principal objetivo é identificar, valorizar e divulgar as experiências educativas criativas e transformadoras no campo da alfabetização, que se destacam pela inovação e pelo compromisso com a educação.

Magda Soares- Magda Becker Soares (1932-2023), foi uma educadora e pesquisadora brasileira, especialista em alfabetização e linguística. Nascida em Minas Gerais, se dedicou a sua carreira de aprendizagem da leitura e escrita, impactando profundamente o campo da educação no Brasil, tornando-se referência mundial em alfabetização.


Fotos Relacionadas