Macaé participou do II Prêmio Magda Soares, na etapa regional, evento realizado em Campos dos Goytacazes, na segunda-feira (6) e conquistou o 3º lugar no projeto de alfabetização. O prêmio é uma iniciativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-CNCA, em regime de colaboração entre os governos federal , estadual e Municipal, com o objetivo de valorizar e divulgar experiências exitosas, transformadoras e inovadoras nas categorias de alfabetização e recomposição das aprendizagens.
A Secretaria de Educação de Macaé foi representada pelas escolas Maria Cristina Castelo Branco na categoria da alfabetização, com o projeto: “A importância da Leitura e da Escrita na aprendizagem de Ciências - Planeta Terra e sua relação com a cultura oceânica: “Qual a importância das Algas?“, projeto da professora Dyulla da Silva Machado Folly.
Na categoria recomposição das aprendizagens, com o projeto: “Detetives Textuais“ da professora Dayane Girão, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Alvarez Parada.
A articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em Macaé, Lúcia de Menezes, ressalta que os trabalhos foram de alto nível.
“Ficamos imensamente felizes com a classificação em 3º lugar do projeto de alfabetização”, comentou.
Prêmio Magda Soares- O Prêmio Magda Soares “Transformando Vidas pela Leitura”, foi desenvolvido no âmbito do Nacional Criança Alfabetizada, no eixo Boas Práticas. Seu principal objetivo é identificar, valorizar e divulgar as experiências educativas criativas e transformadoras no campo da alfabetização, que se destacam pela inovação e pelo compromisso com a educação.
Magda Soares- Magda Becker Soares (1932-2023), foi uma educadora e pesquisadora brasileira, especialista em alfabetização e linguística. Nascida em Minas Gerais, se dedicou a sua carreira de aprendizagem da leitura e escrita, impactando profundamente o campo da educação no Brasil, tornando-se referência mundial em alfabetização.