Profissionais da coordenadoria de Políticas Sobre Drogas participam do Simpósio Internacional sobre Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que acontece na Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13), das 9h às 17h. Os representantes de Macaé apresentarão as ações desenvolvidas sobre o assunto no município. Com o tema “Mamãe, quero nascer saudável”, o objetivo é ressaltar a importância do cuidado da mãe na gravidez, evitando o uso do álcool.
O SAF é um conjunto de manifestações teratogênicas que alteram a forma e o funcionamento dos órgãos com o consumo de álcool pela mãe na gravidez. Segundo os especialistas, a síndrome é 100% previsível e evitável.
O objetivo do simpósio é avaliar e discutir os projetos e iniciativas já implementados ou em implantação, além dos contextos e apoios possíveis como políticas públicas municipais. A ideia é que cada município apresente a sua situação, promovendo o intercâmbio de experiências e desenvolvimento sustentável dos respectivos projetos.
Os representantes de Macaé são: gerente do Núcleo Inserção na Atenção Básica, Rita de Cássia Sarmento; gerente do Núcleo de Inserção na Atenção Terciária e Saúde Ocupacional, Martha Almeida; gerente do Núcleo de Inserção na Educação, Adriana Feliciano.