Foto: Divulgação
Alunos e autoridades participaram do plantio
No Dia da Árvore quem ganhou o presente foi Macaé. Na tarde de quarta-feira (21), alunos das escolas municipais Eraldo Mussi e Marli Vasconcelos Lemos e do Colégio Castelo, além dos funcionários da Secretaria de Ambiente e da equipe da Superintendência Regional do INEA, encerraram um plantio iniciado pela Secretaria de Ambiente em parceria com um empreendedor, totalizando 2.150 mudas nas margens do canal Virgem Santa.
O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, explicou que a área foi cedida pelo empreendedor, que está cumprindo uma condicionante ambiental para a implantação na cidade. “Para realizar o aterro, o empresário precisa ter uma licença ambiental e só nesta área tem 2.150 mudas. Hoje, nós vamos encerrar este plantio com a ajuda de todos”, explicou.
O empreendedor Evaldo Costa falou sobre o trabalho. “Aqui, nós temos aproximadamente 20 espécies de mudas frutíferas, além das nativas, para atrair os pássaros e outros animais. Agora, nós temos o compromisso de cuidar dessas mudas por três anos”, disse.
Maxwell lembrou que com a recomposição da Faixa Marginal de Proteção melhora o microclima da região, protege o corpo hídrico e restabelece o ecossistema local.
A diretora da Escola Municipal Eraldo Mussi, Georgina Mariano, disse que a experiência foi gratificante para os alunos e o trabalho continuará na sala de aula. “Amanhã, as crianças vão elaborar desenhos e produções textuais para complementar a atividade de hoje, que é muito importante para a educação ambiental”, finalizou.