Macaé poderá receber investimentos de grupo espanhol

03/08/2006 15:07:05 - Jornalista: Cesar Dussac

O prefeito Riverton Mussi, a convite da Ong Agenda Rio, apresentou o município de Macaé ao grupo espanhol de investimentos Vera, nesta quarta-feira (02), na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. A apresentação foi feita através de dois vídeos e do sistema data-show, acompanhados de explicações pormenorizadas do prefeito sobre cada item.

Após o primeiro vídeo, que dá uma visão ampla da cidade – povo, cultura, atividades econômicas (o petróleo é o carro chefe), comércio, produção pesqueira e agrícola, potenciais turísticos da região serrana – Riverton fez uma explanação particularizada das realizações do governo, citando números.

- Implantamos o sistema integrado de transporte, para 100 mil usuários/dia, dotamos o Hospital Municipal de um sistema de tele medicina, para atendimento de pacientes à longa distância, incluindo acidentados nas plataformas, realizamos diversas inaugurações durante os festejos de aniversário da cidade, incluindo a maior escola do município, e o hospital do Trapiche. Temos projetos em execução – como o Complexo Universitário, que contará com a Universidade Municipal - já instalamos duas escolas de informática na serra e concluímos as linhas Verde e Azul. A prefeitura ainda atende 100 projetos sociais, disse o prefeito.

Dentre os projetos a serem implementados, Riverton Mussi ressaltou os que podem contar com empresas parceiras e se enquadram nas áreas de atuação do grupo investidor. “A cidade precisa de um novo porto marítimo. O aeroporto terá sua pista estendida para receber vôos internacionais. Vamos construir uma nova rodoviária , orçada em R$ 31 milhões, e vamos implementar o arco viário. O arco viário vai ligar o norte ao sul da cidade, por fora, aliviando o tráfego do centro. Atentamos para um dos componentes da cultura brasileira, o futebol, com o projeto de construção do estádio municipal, e vamos instalar a tele medicina no hospital do Trapiche, na região serrana”, listou o prefeito.

O líder do grupo, Emílio Vera, referindo-se ao que as prefeituras convidadas apresentaram, afirmou que, certamente, vão ser realizados alguns negócios. “Com relação a Macaé, posso afirmar que é uma cidade com muitos recursos e oportunidades de negócios. Vi no prefeito muita gana para realizar projetos novos. Vamos conversar com relação a isso. O aeroporto da cidade me chamou muito a atenção”, declarou Vera.

O presidente da Associação Comercial, Olavo Monteiro de Carvalho, apresentou o grupo espanhol às comitivas das prefeituras convidadas: Macaé, Barra Mansa, Itaboraí, Nova Friburgo, Cabo Frio e Belfort Roxo. Fizeram parte da comitiva de Macaé, além do prefeito Riverton Mussi, o secretário de Obras Tadeu Campos, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares e, representando o secretário da Indústria e Comércio e Desenvolvimento, Alexandre Gurgel, o assessor Daniel Lucena.