logo

Macaé: Prefeitura inicia segundo LIRAa de 2012

21/05/2012 15:46:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Secretaria de Saúde de Macaé por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta segunda-feira (21) o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2012. Cerca de 130 agentes irão percorrer os bairros vistoriando as residências e pontos comerciais.

O diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos lembra que o LIRAa é uma das ferramentas utilizadas pela Secretaria de Saúde para orientar as ações de controle da dengue na cidade, permitindo que sejam priorizadas as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença.

Ele ressalta que mesmo com o número reduzido de casos confirmados nestes primeiros meses do ano, é preciso manter os cuidados. “É importante que a população continue colaborando, pois durante o outono e inverno também são registrados casos da doença”, disse.

Segundo dados da Coordenação de Saúde Coletiva, de janeiro a abril deste ano foram registradas 122 notificações e 45 confirmações. No mesmo período de 2011, foram 333 notificados e 215 confirmados.

Levantamento – No levantamento também é possível identificar quais os tipos de criadouros mais recorrentes em cada localidade, facilitando as ações de mobilização social e conscientizando a população do maior risco em sua área.

Segundo Rogério nos últimos anos a maior predominância de focos da larva do mosquito da dengue foi encontrada em depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico, como: tonel, tambor, barril, tina, cisternas e caixas d’água.

Para ele, a conscientização da população é de fundamental importância nesta luta. “Com o LIRAa podemos identificar que nosso maior problema são os depósitos domésticos de armazenamento de água. Entendemos as dificuldades da população, mas existem alguns cuidados que não custam quase nada e podem salvar muitas vidas”, disse.