Foto: Kaná Manhães
Macaé possui requisitos exigidos pela Fifa, como boa rede hoteleira e aeroporto
Macaé é uma das quatro cidades do Rio de Janeiro pré-selecionadas pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 como potenciais candidatas a servir como Centro de Treinamento de Seleções, antes e durante a competição. Os outros municípios do Estado na relação são Búzios, Petrópolis e Teresópolis.
No último sábado (7) o site da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) divulgou a relação dos 145 locais que disputam a chance de receber uma das 32 equipes do Mundial. Os lugares indicados possuem o que o Comitê considera requisitos básicos, como rede hoteleira apropriada, distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves e distância para hotéis oficiais, entre outros itens.
A matéria na página oficial da FIFA pode ser acessada através do seguinte link: http://pt.fifa.com/worldcup/news/newsid=1431038/index.html
Todos os locais ainda serão visitados por técnicos de uma empresa que presta serviços técnicos ao Comitê. Será feito o mesmo tipo de inspeção realizada nos Campos Oficiais de Treinamento. As visitas começam esta semana e terminam no final do mês de julho. A avaliação em Macaé ainda não tem data marcada para acontecer.
Após a checagem, novos cortes serão feitos e uma nova lista de potenciais Centros de Treinamento será divulgada. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um mínimo de 64 opções, mas pretende atingir a meta de 90 locais.
A definição por parte das seleções só vai acontecer depois do sorteio final, previsto para dezembro de 2013. A escolha não tem participação do Comitê Organizador ou da FIFA. A entidade máxima do futebol mundial é responsável somente pelo envio de uma circular para as federações e confederações,informando detalhes do processo de inspeções.
Macaé se candidatou desde o ano passado
Em setembro do ano passado, o Convention & Visitors Bureau de Macaé promoveu um encontro com o representante da Match Services, Marcos Ponce de Leon, no Hotel Mercure. A empresa é uma das responsáveis pela organização da Copa do Mundo de 2014. O objetivo foi apresentar a estrutura e a potencialidade do município.
Na reunião estiveram presentes o presidente da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Alex de Moraes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos; o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e da Comissão Municipal da Firjan, Francisco Navega; e os assessores da subsecretaria de Indústria e Comércio, Francisco Agostinho e Alexandre Carneiro.
Ainda em 2010, foi preparado um dossiê com informações sobre infraestrutura hoteleira e esportiva. O documento foi entregue à Match Srevices antes do final do ano. Na ocasião, o presidente da Fesportur, Alex de Moraes, lembrou que o município já sediou vários eventos esportivos.
- Temos um estádio recém-inaugurado (Cláudio Moacyr de Azevedo) e considerado um dos melhores do Estado. Além disso, a cidade oferece uma ótima estrutura para sediar grandes eventos - citou Alex de Moraes.