logo

Macaé presente no II Salão Estadual de Turismo

14/04/2010 16:17:33 - Jornalista: Equipe Secom

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes, o subsecretário de Turismo, Rosalvo Junior, e equipe de turismólogos da subsecretaria participarão, nos dias 23 e 24 de abril, na cidade de Paraty, do II Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. Macaé será representada pela equipe em estande cooperado, onde também estarão os municípios de Quissamã, Carapebus e Casimiro de Abreu. Cerca de dez mil participantes são esperados, 1200 agentes de viagens e 60 municípios.


O evento acontecerá no Centro Histórico da cidade de Paraty, onde serão montadas três tendas para acompanhar os expositores, a feira de artesanato e manifestações artísticas e culturais, além do congresso, que destacará temas relacionados à Copa do Mundo e às Olimpíadas.

Durante esses dois dias, os destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, da região Sudeste e seu trade turístico serão apresentados às operadoras de turismo, agentes de viagens, organizadores de eventos e jornalistas especializados. Além do Salão Estadual, também será realizado o Congresso que reunirá palestrantes e autoridades de renome nacional que apresentarão temas importantes para o setor turístico, uma mostra de artesanato das regiões turísticas e a apresentação de manifestações artísticas e culturais que projetam os destinos do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é evidenciar e promover o desenvolvimento do turismo no interior do Rio de Janeiro, bem como fomentar ações para o aumento do fluxo de turistas e a geração de novos negócios. Desta forma, o salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro vem ratificar a importância da atividade turística como indutora e multiplicadora de desenvolvimento, geradora de renda e emprego, fortalecendo o turismo interno em cada destino através da participação profissional em eventos.

De acordo com Alex de Moraes, a representatividade de Macaé em eventos apoiados pelos órgãos oficiais de turismo, em esfera estadual e federal, é de suma importância. “Desta forma podemos pleitear junto aos mesmos, convênios e parcerias para o desenvolvimento ou o fomento de atividades ligadas ao setor de turismo, além de fortalecer a divulgação do destino Macaé, seus produtos e serviços turísticos, tendo sempre as belezas do município como principal apelo neste sentido”, explicou o secretário.

- A participação cooperada entre os municípios da região é a continuação de um trabalho que já vem sendo desenvolvido com sucesso há alguns anos, onde podemos, além de participar efetivamente dos grandes eventos da cadeia produtiva do turismo, atender também a algumas diretrizes do Ministério do Turismo, em seus diversos programas e ações. A regionalização é a forma mais eficaz de conseguirmos alcançar alguns resultados, não só para uma localidade, mas para toda região, sendo que no nosso caso o fortalecimento deve ser planejado e trabalhado em função da Região Costa do Sol, da qual Macaé é parte integrante”, analisa Rosalvo Junior.