Foto: Moisés Bruno
Neste primeiro momento, cerca de 500 lixeiras serão personalizadas com os adesivos
A prefeitura iniciou nesta quarta-feira (18) a campanha permanente que visa conscientizar a população a descartar o lixo em locais apropriados. A ação inclui colagem de adesivos destacando a frase “Cidade Limpa, Eu Apoio” nas lixeiras da cidade. O projeto atende a lei municipal número L-042/2013 de 14 de agosto de 2013, que contemplará toda a cidade.
Neste primeiro momento, cerca de 500 lixeiras serão personalizadas com os adesivos. Na quarta-feira, (18), 50 lixeiras no bairro Imbetiba receberam os adesivos. Nesta quinta-feira (19), foi vez da orla dos Cavaleiros, onde mais 50 lixeiras foram contempladas.
De acordo com o coordenador administrativo da secretaria de Limpeza Pública (Selimp), Hans Vieira, cada lixeira receberá dois adesivos, o que facilitará a visualização da população, ajudando no sucesso do projeto. “Além de adesivar, vamos fazer a manutenção para que os adesivos estejam sempre em bom estado, pois queremos que Macaé se torne uma cidade cada vez mais limpa”, esclarece. As lixeiras são chumbadas no chão, o que provoca a conservação.
De acordo com Hans, além dos adesivos, novas lixeiras serão instaladas em todo o município até o final do ano. “O objetivo é que todos os bairros tenham cem lixeiras adesivadas”, afirma.
Macaé produz cerca de 270 toneladas de lixo por dia. No verão, essa quantidade aumenta, podendo chegar a 285 toneladas. A prefeitura realiza coletas diárias, alternadas e marcadas, dependendo da região. O objetivo da prefeitura é conscientizar, informar e transformar a Capital do Petróleo na cidade mais limpa do Brasil.
Reclamações e sugestões sobre o serviço de coleta de lixo podem ser feitas pelo telefone 2763-0780.