Cerca de 130 gestores municipais de saúde estão participando da "Capacitação em Gestão de Saúde Pública", com ênfase em Lean Healthcare, método que tem como foco o usuário e a otimização de custos e de tempo. A ação acontece nesta quinta (28) e sexta-feira (29), no auditório do Paço Municipal. A proposta é a busca permanente pela melhoria no gerenciamento de recursos voltados para a área da saúde pública. A abertura do encontro contou com apresentação do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas), que abordou a importância da Mulher em seus diversos aspectos.
A ação é promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps). Estão sendo realizadas palestras e Workshop com profissionais da Secretaria de Saúde, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O encontro conta com a participação de gestores de municípios vizinhos, como Cabo Frio, Carapebus, Rio das Ostras, Quissamã e Rio de Janeiro, além de representantes do estado.
O Secretário municipal Adjunto de Atenção Básico, Helio Conceição da Cruz , ressaltou a importância da iniciativa. "Estamos pensando na qualificação do servidor com a finalidade de otimizar o serviço público. A capacitação visa, ainda, planejar, fortalecer e acompanhar ações para serem aplicadas de forma precisa. Outro ponto importante é a troca de conhecimento entre os gestores de diversos municípios", destacou Hélio durante a abertura do evento.
Diretora Administrativa do Hospital Público Municipal (HPM), Andreza Marchioti explicou a importância da ação: "É fundamental esse tipo de reciclagem, pois as regras do Sistema Único de Saúde (SUS) sempre mudam e é necessário que o gestor fique atento para que, na prática, o funcionalismo do serviço público seja o mais rápido e preciso possível, pois estamos falando de saúde" disse.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Sabrina Nunes Barbosa, o objetivo é aumentar o índice de excelência da gestão e capacitar os gestores da saúde para análise de seus indicadores, bem como a implementação de ações com ênfase em Lean Healthcare e conceito de administração.
Ela destaca ainda que o curso é a qualificação dos coordenadores da rede municipal, para que conheçam mais a respeito de conceitos aplicados e utilizados no seu cotidiano, tais como captação e utilização de recursos fonte SUS; monitoramento do ciclo de ressuprimentos de materiais permanentes e de consumo da saúde atendendo aos princípios da
Lei 8666/1993, entre outras ferramentas da administração voltadas para a tomada de decisões que visam a redução dos impactos à gestão pública.
As palestras estão sendo ministradas pelos professores convidados: professor PHD Li Li Min (Médico e Professor Titular do Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) e o professor PHD Robisom Calado (Engenheiro e Professor da UNICAMP e UFF) que estarão trazendo para esta capacitação uma nova abordagem de gestão que vem sendo utilizada inclusive pelo Ministério da Saúde, o Lean Healthcare, um conjunto de filosofias operacionais e métodos que ajudam a criar um valor máximo para os pacientes, reduzindo o desperdício e o tempo de espera.
Os palestrantes são: a Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Saúde e Coordenadora do Neps e da Comissão de Integração Ensino Serviço da Região Norte Fluminense, Sabrina Nunes. Ela é servidora municipal, administradora, professora e pesquisadora com experiência em Planejamento do SUS tendo, inclusive, artigos científicos publicados e tese de mestrado que trata a ecoeficiência em hospitais públicos; também estará ministrando, Denise Cruz, membro da equipe do Neps que possui experiência em Auditoria do SUS, Ouvidoria, sendo advogada e servidora da esfera federal.