Buscando diagnosticar a estrutura e funcionamento dos conselhos municipais, a prefeitura de Macaé realiza nesta quarta (dia 07), o I Encontro sobre Gestão dos Conselhos Municipais e Agenda 21. O evento reunirá representantes de 20 entidades. Na oportunidade, os participantes farão uma troca de experiências nas formas de mobilização e atuação dos conselhos. O evento será realizado das 9h até as 16h20, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé.
O organizador do encontro, Newton Estevão de Amorim Neto, atual coordenador da câmara técnica dos conselhos municipais explica que, durante o evento será analisada a realidade dos colegiados em Macaé e sua capacidade de discutir e elaborar estratégia de participação da sociedade na gestão pública e no controle social. Durante o encontro será aberta aos participantes a inclusão de outros temas de interesse comum aos conselhos, além do compartilhamento das experiências sobre o desenvolvimento dos trabalhos de cada segmento.
O coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão, Jorge de Brito Batista, considera o encontro de extrema importância para a Macaé e mesmo aos participantes dos conselhos, pois através dele será possível verificar e debater o papel dos conselheiros na construção de uma nova cidadania e na defesa dos interesses da coletividade, com acesso as políticas sociais, a justiça e a igualdade social. Além desses temas, segundo Brito, o encontro permitirá “analisar e buscar a implantação e fortalecimento da autonomia financeira dos conselhos, bem como a viabilização da capacitação de seus integrantes”.
As atividades terão início às 9 horas, com o credenciamento dos participantes, seguido da leitura do regulamento que norteará o encontro, bem como apresentação da proposta e metas do evento. Na parte da tarde, as atividades começam às 13h45 com debate que culminarão com proposição de deliberações e decisões ligadas ao setor, através de um relatório final.