A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerra, nesta sexta-feira (19), o segundo encontro presencial de formação para professores, como parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Realizado na Cidade Universitária desde segunda (15), o evento tem como foco o fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à recomposição de aprendizagens e à garantia do direito à educação na idade certa.
Com o tema “A Importância da Rotina na Organização do Tempo Didático”, este segundo encontro destaca o planejamento como ferramenta estratégica para o cuidado direto com os alunos, especialmente aqueles que demandam mais atenção. Com expressiva participação, o evento mostra o engajamento dos profissionais da rede.
"Agradecemos a presença e o comprometimento dos docentes e também dos professores orientadores pedagógicos, responsáveis pelo planejamento e mediação da formação", disse a superintendente pedagógica da rede, Balade Ayala.
O encontro promove reflexões sobre práticas pedagógicas, alinhamento de objetivos e valorização dos profissionais como multiplicadores de conhecimento.
Essas ações fazem parte de um ciclo de formação iniciado em agosto com os diretores das escolas do Ensino Fundamental – anos iniciais. A programação seguirá com mais encontros até novembro. A articulação municipal do CNCA é coordenada pela educadora Lúcia Menezes com suporte do secretário de Educação, Matias Mendes, e de Balade Ayala.
Macaé é um dos municípios que aderiram integralmente ao CNCA, programa do governo federal que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental. A iniciativa prevê impactos significativos nas escolas, como diagnósticos mais precisos da aprendizagem, formação e suporte aos educadores, gestão escolar integrada e maior participação da comunidade.
Municípios que se destacarem na implementação do programa poderão receber o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação e emitido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Mais informações sobre o CNCA estão disponíveis no site oficial:
criancaalfabetizada.caeddigital.net.