Criando um ambiente propício para o debate de propostas em favor da juventude, a Prefeitura de Macaé, por meio do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA-Macaé), realiza na próxima quarta-feira (30), no Auditório da Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima, a VII Conferência Municipal em Defesa da Criança e do Adolescente. Realizada a cada dois anos, a Conferência começa a discutir assuntos que nortearão as conferências estaduais e nacional do próximo ano.
- Este ano, a Conferência macaense traz o tema Consolidação e Compromisso com os direitos da Criança e do Adolescente, sendo mais um ambiente para a discussão e apresentação de propostas para este segmento. A última, em 2009, seguiu o tema nacional Construindo Diretrizes da Política de Atendimento, explicou Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA Macaé.
Segundo Kelly Ribeiro Dias, da Comissão Organizadora da Conferência, o evento tende a ser um espaço onde representantes de diferentes segmentos da sociedade possam interagir livremente, empenhados em apenas uma causa.
- Estamos convidando todas as instituições conveniadas ao Conselho e também àquelas que representam a sociedade, como o Ministério Público, OAB/Macaé, Câmara Municipal e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para que participem deste momento. Será um espaço para discussões, que também reforçará a atuação do Conselho, afirmou.
Ainda segundo Kelly, dentro da Conferência, também haverá mecanismos para os debates sobre a implantação do Plano Nacional da Juventude, que tramita no Congresso Nacional e tem sido tema constante nas discussões do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Todas as propostas levantadas serão encaminhadas para as Conferências Estadual e Federal.
Para o presidente Antonio Felipe Gonçalves, a nona Conferencia será um importante local para a apresentação de propostas em prol da juventude. “Ali, surgirão novas propostas e ideias que, no fim, vão fortalecer os direitos da criança e do adolescente. Neste momento, a participação da sociedade é fundamental”, destacou.
O presidente aproveitou a ocasião para lamentar o anúncio tão repentino da conferência. “Mesmo com todas as dificuldades, o CMDDCA está fazendo esforços, junto às instituições da sociedade civil, para conseguir realizar a Conferência, afinal precisamos discutir como está a política de garantia dos direitos da criança e do adolescente, apontando os avanços e onde precisamos melhorar. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso", disse Antonio. A Conferência Municipal é aberta ao público, que poderá fazer inscrições na Internet no site www.cmddcamacae.rj.gov.br ou pessoalmente na Sede do CMDDCA/Macaé.