Foto: Ana Chafin
População recebeu reforço nas orientações de como agir preventivamente
E o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti, nesta sexta-feira (25), contou com ações para ressaltar a importância da prevenção e lembrar as consequências das doenças que o mosquito Aedes Aegypt pode transmitir. Quem passou pelo calçadão da Rui Barbosa por exemplo, recebeu orientações e folhetos da equipe do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).
Além das ações dessa sexta, durante toda semana, locais de grande circulação, órgãos públicos e bairros com alto índice de infestação do mosquito receberam a visita dos agentes de combate a endemias. Segundo Flávio Pascoal, coordenador-geral do CCZ, o cuidado com a dengue deve ser constante e as ações preventivas são permanentes.
- O momento é de mostrar à população a importância da prevenção sempre. Esta campanha acaba hoje, mas seguimos com o trabalho constante de inspeção domiciliar, bloqueio químico com o carro fumacê e combate a roedores - afirma.
Flávio lembra que é importante a população ficar atenta no período pós-chuva e inspecionar as residências a fim de eliminar possíveis criadouros de larvas de mosquito. Caixas e reservatórios de água devem ser vedados, pratos de vasos de plantas conter areia até a metade e as calhas devem ser limpas.
Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti - A data foi criada pelo Ministério da Saúde para chamar a atenção da sociedade para a importância de se combater o mosquito. Em Macaé, a ação é realizada pela Secretaria de Saúde.
Para mais informações e solicitações de visita da equipe do CCZ, o morador pode entrar em contato pelos telefones: (22) 2796-1186 ou 0800-022-6461. Quem preferir poderá ir pessoalmente até a Rua Augusto de Carvalho, 101, no bairro Imbetiba. O contato também pode ser feito através do e-mail cczmacae@yahoo.com.br.