
Foto: Divulgação
Os jogos aconteceram neste sábado (10), no Campo do Frade
Macaé foi palco, neste sábado (10), do Campeonato Carioca de Futebol de Surdos, iniciativa realizada pela Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ), com apoio da Prefeitura de Macaé. A competição aconteceu no Campo do Frade, localizado na Estrada Sana, no Frade.
A programação contou com a participação especial do time do CESMA (Centro de Surdos de Macaé), que representou o município na competição. A presença dos atletas macaenses reforça o protagonismo da comunidade surda e evidencia a importância da prática esportiva como ferramenta de inclusão, participação social e valorização das potencialidades das pessoas com deficiência. A equipe do CESMA conta com atletas, que também integram competições estaduais como Wellington Tavares e Dalbi Junior .
O técnico oficial do time, André Conceição de Carvalho, o objetivo é fomentar o esporte como ferramenta de inclusão, socialização e transformação, além de dar visibilidade à luta e às conquistas da comunidade surda
“Macaé será representada pelo CESMA, associação que vem desenvolvendo um trabalho de grande importância no atendimento às demandas das pessoas surdas e com deficiência auditiva, utilizando o esporte como instrumento de inclusão, cidadania e oportunidade.Fica aqui um agradecimento ao apoio da Secretaria Municipal de Esportes e um convite muito especial para toda a sociedade: venham prestigiar, apoiar e fazer parte desse momento tão importante para o esporte e para a comunidade surda”, almeja.
“Nosso time vem se preparando com muita dedicação, realizando treinos aos domingos. Durante a semana, nossos atletas trabalham e, por isso, o domingo é o momento em que conseguimos reunir a equipe completa para treinar e nos preparar para a competição. As expectativas são muito boas. Sabemos, porém, que teremos pela frente um campeonato difícil e de alto nível. Mesmo assim, estamos confiantes no trabalho realizado, na dedicação dos atletas e, principalmente, na força da nossa equipe”, ressalta Luciano.
“Esse é um marco inestimável para o fortalecimento do esporte e da inclusão em nosso estado. Ver a atuação e o protagonismo do CESMA neste evento nos enche de orgulho e reafirma a potência da comunidade surda quando garantimos espaço, apoio e visibilidade. O esporte vai muito além da competição; ele é uma ferramenta vital de autonomia, socialização e cidadania. Nosso compromisso é continuar trabalhando ao lado de instituições sérias como o CESMA para que Macaé seja, cada vez mais, uma cidade acessível, acolhedora e cheia de oportunidades para todos os atletas”, explica a coordenadora, Caroline Mizurine.