Colecionadores, automobilistas, apaixonados por raridades ou simplesmente curiosos, que curtem apreciar carros antigos, devem ligar o motor e só pisar o freio quando chegar ao Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) para o III Encontro de Veículos Antigos – Macahé Classic 2012. O evento começa nesta sexta-feira (31) e vai até domingo (2), numa viagem ao túnel do tempo, reunindo os apreciadores de veículos de várias partes do Brasil.
Os veículos começam a chegar por volta das 16h e, às 19h, será aberto o encontro com coquetel embalado com clássicos do rock, num tributo a Elvis Presley com um dos covers do cantor no Brasil, Edson Galhardi, e apresentação da Camerata Petrobras.
O Macahé Classic é organizado pelo núcleo macaense do Rio Minas Clube de Veículos Antigos, com apoio da Prefeitura de Macaé, do Sistema Integrado de Transportes (SIT), da Autoviação 1001 e da empresa de turismo Opção. Há atrações para toda a família que pode passear entre os veículos em exposição.
A criançada também tem seu espaço no encontro com exposição de brinquedos antigos, playground, jogos eletrônicos e até exposição de modelos em escala. O evento reserva ainda a Copa de Kart de competição, estande com peças antigas e artesanato. O restaurante estará funcionando no local durante todo o dia.
Os carros antigos de vários modelos e anos de fabricação prendem mesmo a atenção do público de todas as idades. São variados modelos, desde o clássico Ford 1929 até o Aero Willys, 1961. E as raridades vêm de cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Nova Friburgo e até Vitória (ES).
“É um verdadeiro passeio pelo túnel do tempo da indústria automobilística. Temos exemplares de Cadillac, Gordine, DKW Vemag, Maverick, Puma, MP Lafer, Corcel, Passat, VW Sedan, Santa Matilde, Opala, Chevette, entre outros. É impossível não reviver bons momentos e boas histórias”, detalha Edivar Silva Gomes, responsável pelo encontro em Macaé.
O evento também tem cunho social. Cada visitante deve levar 1kg de alimento não perecível como ingresso. Os donativos serão destinados para os asilos São João Batista e Recanto dos Idosos, ambos de Macaé.
A expectativa é de que pelo menos duas mil pessoas passem pelo Macaé Centro nos três dias de exposição. Só de expositores, são 450 automobilistas: 150 destes fizeram inscrições antecipadas e participam de atividades especiais como o jantar dançante, que acontece neste sábado (1º), a partir das 20h. Vestidos com roupas de época, que remetem ao ano de lançamento dos veículos, eles serão animados pelo show da Banda Los Gringos. Durante o dia, outras bandas de rock garantem boa música.
“Nosso objetivo é proporcionar a troca de experiências entre antigos automobilistas e contribuir culturalmente neste encontro de gerações distintas”, explica Gomes. O Clube Rio Minas, além de Macaé, mantém núcleos nas cidades de Muriaé (MG), Itaperuna, Campos, Rio das Ostras e Rio de Janeiro.