logo

Macaé recebe Encontro Regional sobre PEP e PrEP do Norte Fluminense

23/09/2025 16:30:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

O objetivo foi aprofundar a discussão sobre métodos de prevenção ao HIV

Com objetivo de aprofundar a discussão sobre métodos de prevenção ao HIV, especialmente a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Macaé sediou, nesta terça-feira (23), o “Encontro Regional sobre PEP e PrEP do Norte Fluminense”, realizado pela gerência de IST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O evento promovido no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hospital Municipal de Macaé (HPM) reuniu representantes das secretarias municipais do Norte Fluminense.

O encontro contou com a presença de coordenadores municipais de IST/Aids e profissionais de saúde envolvidos no atendimento de pacientes portadores do HIV, que foi conduzido pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde.

A psicóloga sanitarista da Gerência de IST/Aids do Estado, Sandra Filgueiras, ressaltou a importância da ação. Os avanços científicos no campo da Aids têm permitido às pessoas lançarem mão de diversas possibilidades de prevenção do HIV. A política de Prevenção Combinada, que integra abordagens comportamentais, biomédicas e estruturais, propõe a combinação de diferentes métodos preventivos de acordo com as necessidades, características e o momento de vida de cada pessoa. Para que essa política se torne realidade, é fundamental a organização dos serviços e a capacitação dos profissionais de saúde para uma oferta qualificada das diversas tecnologias de prevenção na rede SUS”, frisou.

Na oportunidade, a enfermeira do Programa IST/Aids de Macaé, Luciana Bento, destaca que o evento fortalece a política pública de saúde. “Essa parceria com o Estado representa um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. A expansão do acesso à PrEP e ao PEP na prevenção do HIV é fundamental para ampliar a proteção e garantir maior equidade e reduzir novas infecções. Investir nessas tecnologias de prevenção significa oferecer mais autonomia às pessoas e reafirmar o compromisso coletivo com uma resposta mais eficaz na prevenção ao HIV, pontuou.

A gerente do IST/Aids, Sandra Barcelos, acrescentou que ao longo do dia os profissionais presentes puderam compartilhar suas experiências. “Neste contexto de compartilhamento de práticas vamos consolidando as políticas públicas de saúde, visando a qualidade de vida da população”, observou.

Em Macaé, a Secretaria de Saúde por meio do Programa IST/Aids conta com dois importantes serviços de prevenção ao HIV:

PEP (Profilaxia Pós-Exposição) - disponível na UPA da Barra e PSM voltada a pessoas que sofreram acidentes com material biológico — seja em ambiente de trabalho, em situações de relação sexual consentida ou em casos de violência sexual.

PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) - ofertada no Programa Municipal de IST/HIV/AIDS, garantindo prevenção contínua e proteção ampliada às pessoas em maior vulnerabilidade.


Fotos Relacionadas