logo

Macaé recebe prêmio do Sebrae em reconhecimento ao apoio a micro e pequenas empresas

29/10/2015 15:42:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

O prêmio foi recebido pela coordenadora da Casa do Empreendedor, Valcileia Sanches

Macaé recebeu do Sebrae-Rio, nesta quarta-feira (28), o Prêmio Estadual Agente de Desenvolvimento. De acordo com os dados do órgão, a cidade foi a que mais avançou na implementação da Lei Geral (Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte), na categoria "Melhor Articulação", no Estado do Rio de Janeiro. O Prêmio foi recebido pela coordenadora da Casa do Empreendedor, Valcileia Sanches, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo.

O prefeito, Dr. Aluízio, agradeceu o empenho e parabenizou a atuação da servidora. "Para servir ao município é necessário ter vocação e empenho, por isso, agradeço todas as ações desenvolvidas na Casa do Empreendedor com a coordenação da Valcileia, que foi fundamental para o sucesso do projeto".

De acordo com a coordenadora, Macaé foi ganhadora do prêmio por desenvolver um cenário favorável com o somatório dos projetos realizados na Casa do Empreendedor, como a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim); Desburocratização; Programa de Microcréditos; Criação da Subsecretaria da Micro e Pequenas Empresas, entre outros.

- As ações investem no fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas e consolidam um crescimento sustentável no município. Esse prêmio é um reconhecimento público de que o governo está alinhado aos processos de políticas púbicas - destacou Valcileia.

Segundo a representante do Sebrae-Rio, Bruna Santos, o prêmio coloca em prática as diretrizes da Lei Geral. "Macaé realiza um ótimo elo entre Sebrae e Micro e Pequenas empresas, aproveitando a infraestrutura do órgão municipal para promover projetos para esse público", disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães, o comprometimento e a entrega do servidor promovem diversos benefícios à população. "Reconhecimentos como este é resultado do trabalho do poder público no desenvolvimento econômico de sucesso", disse Vandré.

O prêmio, que visa identificar as melhores práticas dentro do Estado do Rio de Janeiro em assuntos relacionados a micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais, também conta com mais duas categorias: Melhor projeto, que teve como ganhador o município de Cantagalo; e Melhor gestão administrativa, sendo o vencedor o município de Cachoeira de Macacu.



Lei Geral

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, sancionada em dezembro de 2006, estabeleceu um novo marco para o desenvolvimento do país com quatro eixos básicos: desburocratização; estímulo à formalização; compras municipais voltadas para os produtores rurais e empresários locais; e a presença do agente de desenvolvimento local enquanto articulador entre empresários e poder público.