logo

Macaé recebe um carro e um kit do Governo Federal

09/05/2011 11:34:39 - Jornalista: Waleska Freire

Foram entregues veículos, TVs 32’’ e projetores multimídia prefeituras que têm em sua estrutura programas para a mulher

A vice-prefeita, Marilena Garcia, e a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza, receberam um carro das mãos da ministra Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e do secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, em evento realizado, na sexta-feira (06), no Rio de Janeiro. Foram entregues veículos, TVs 32’’ e projetores multimídia a 23 prefeituras que têm em sua estrutura organismo municipal de políticas para as mulheres, como superintendências, secretarias e coordenadorias.

- A entrega desses equipamentos, de uso exclusivo para a política das mulheres, é para resgatar o tempo perdido em que ficaram sem ações voltadas para elas. Os governos estadual e municipal, por estarem perto das mulheres, têm um papel fundamental de resgatar a cidadania delas, afirmou a ministra, em sua primeira viagem oficial ao Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença das Mulheres da Paz, projeto desenvolvido com base no Programa Federal de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e também, com homenagens à diretora geral do Departamento de Polícia de Atendimento à Mulher, Márcia Noeli, representando a delegada Marta Rocha; a major Pricilla Azevedo, coordenadora das Unidades de Polícia Pacificadora, e Adriana Ferreira, do projeto Mulheres da Paz de Macaé. “É muito bom ver tudo isso acontecendo, me sinto orgulhosa em participar de uma proposta importante”, disse Adriana.

Marilena Garcia ressaltou a importância das parcerias com as autoridades presentes, entre elas a deputada Benedita da Silva. "São anos de trabalho com as Mulheres da Paz em nosso município. Essa parceria e comprometimento ampliarão mais ainda nossas ações e, com certeza, teremos cada vez mais resultados positivos".

Vânia Deveza disse: “Para nós da subsecretaria é gratificante recebermos este carro e este kit multimídia. Sabemos que será muito importante para as mulheres de Macaé ver que o que foi construído ao longo destes anos está fortalecido e, com isso, poderemos ampliar ainda mais nosso trabalho por todo município."

Atualmente, as mulheres representam 52% da população brasileira, mas ainda sofrem com a violência e a desigualdade com os homens, sobretudo no mercado de trabalho. O secretário Rodrigo Neves citou dados da pesquisa do Mapa da Violência que indicou a queda nos números de homicídio no estado, mas o aumento nos casos de estupro.

- Recentemente, tivemos a boa notícia de queda dos homicídios aqui no estado, entretanto, tivemos também aumento nos registros de ameaça e lesão corporal. Isso mostra que as mulheres estão mais conscientes dos seus direitos e buscam proteção da justiça. Vale ressaltar, que precisamos avançar nas políticas voltadas para as mulheres, comentou Rodrigo Neves.

O secretário anunciou que uma das estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres é interiorizar os equipamentos. Prova disso, é a construção de uma Casa Abrigo Lar da Mulher, em São Gonçalo, anunciado pelo secretário durante o evento. A obra, que deve durar seis meses, vai começar em junho e custará R$ 600 mil, com verbas federal e estadual.

A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset,,representou os 23 municípios beneficiados com veículos, TVs 32” e projetores multimídia. A deputada estadual Inês Pandeló, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, também esteve presente à cerimônia, assim como a superintendente de Direitos da Mulher, Cecília Soares.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas Para Mulheres, Iriny Lopes, finalizou a cerimônia informando sobre o lançamento do edital para construção de abrigos e acolhimentos no estado, e salientou a idéia de construir um plano de segurança pública satisfatório. "É preciso intensificar as parcerias e ampliar o olhar, resguardar os direitos das mulheres e detectar os organismos que promovem cidadania e bem estar da maior parte da população brasileira. Isso são peças-chaves para uma nova realidade brasileira".