Macaé receberá Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher

21/06/2023 17:58:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Divulgação

O setor funcionará na delegacia de Polícia Civil

Reafirmando a importância da parceria entre a Polícia Civil e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a secretária da pasta, Sheila Juvêncio, e a coordenadora do CEAM Pérola Bichara Benjamin, Nathalia Mustafa, participaram de reunião com o delegado titular da 123ª DP, Pedro Emílio Braga, e a delegada assistente do Departamento Geral de Atendimento à Mulher (DGPAM), Viviane Batista. Na pauta, a criação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), que funcionará dentro da delegacia.

O objetivo do Núcleo é oferecer um espaço seguro e acolhedor, com atendimento humanizado e qualificado às mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero como um todo. Os profissionais serão capacitados pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), que também é responsável pelo treinamento da rede de apoio.

A criação do NIAM tem como base o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção, proteção e assistência qualificada às mulheres em situação de violência, bem como a responsabilização dos agressores. Para Sheila Juvêncio, o núcleo fortalece as ações às mulheres vítimas de violência, tanto no combate quanto na prevenção, assistência e garantia de direitos.


"O NIAM trará acolhimento e atendimento especializado para as nossas assistidas. No cenário de hoje, muitas não se sentem confortáveis em um espaço majoritariamente masculino como uma delegacia. Tendo um lugar especializado e direcionado para esse serviço, melhora todo nosso fluxo. Óbvio que teremos adaptações, para que as mulheres entendam que é um lugar seguro para esse tipo de atendimento", avalia.


A delegada Viviane Batista de Carvalho destacou a importância da integração entre a Polícia Civil e os setores, através da capacitação de toda a rede. "Nós vamos oferecer a capacitação, que será aberta para toda a rede de proteção e atendimento à mulher. Os cursos contarão com a participação tanto dos policiais civis, quanto do CEAM, Patrulha Maria da Penha e toda a rede de apoio", afirmou.


Fotos Relacionadas