Foto: Ana Chaffin
O município de Macaé foi beneficiado pelo Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde do Ministério da Saúde, que contempla verbas para obras de ampliação. Ao todo, serão ampliadas sete unidades de saúde, sendo quatro da região serrana. Pouco mais de dois mil municípios foram habilitados em todo território nacional a receber recursos do Governo Federal.
A gerente de Assistência em Saúde da Secretaria de Saúde, Márcia Amaral, explica que o município teve suas pré-propostas aprovadas e agora será contemplado com recursos financeiros que serão direcionadas as obras de ampliação das unidades básicas dos bairros de Morro de Santana, São José do Barreto, e do distrito de Areia Branca, Núcleo de Atendimento à Mulher da Barra e os posto do Programa de Saúde da Família do Frade, Bicuda Pequena e Córrego do Ouro.
- O Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem como objetivo criar incentivo financeiro para os equipamentos implantados em todo território nacional, como forma de prover infraestrutura adequada às Equipes de Atenção Básica para desempenho de suas ações, explicou Márcia, informando que a expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano.
Ela ressalta que após a aprovação, será iniciada visitas técnicas dos arquitetos e engenheiros da Secretaria de Obras para produção das plantas. Eles irão verificar a área de ampliação, o que será acrescentado na unidade de acordo com a necessidade de cada bairro ou distrito. “A prioridade é a Unidade Básica do Morro de Santana, há algum tempo os profissionais do posto e os moradores estão solicitando a ampliação”, disse.
Os recursos financeiros devem ser usados na melhoria da estrutura das unidades, como reforma dos ambientes existentes, ampliação, adequação da estrutura física às normas vigentes para funcionamento de unidades de saúde.
Márcia esclarece que os recursos serão repassados para o Fundo Municipal de Saúde em duas etapas. A primeira etapa será repassada após a publicação da Portaria e já a segunda etapa será repassada após a aprovação da planta pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).