logo

Macaé: recursos federais beneficiarão a serra

07/11/2013 15:57:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Ministério das Cidades aprovou recursos para o município implantar sistemas de abastecimento de água na serra

A carta consulta elaborada pela Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) para receber financiamento para implantação de sistemas de abastecimentos de água na região serrana foi aprovada no processo seletivo do Ministério das Cidades. O município foi o único contemplado no Estado do Rio de Janeiro para contratação entre 2013 e 2014 nesta modalidade. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União no último dia 24. O projeto prevê um total de investimentos de R$ 12 milhões no Frade, Sana, Glicério, Óleo e Trapiche beneficiando diretamente 9.470 habitantes.


Com a aprovação, o Ministério das Cidades disponibilizou um cronograma de procedimentos a serem cumpridos para validação do financiamento. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento 2 – PAC e a previsão é que as obras sejam comecem no segundo semestre de 2014. O prefeito Dr. Aluízio destacou a importância do projeto para a cidade e reafirmou que esta é apenas uma das etapas dos projetos que estão em andamento que buscam sanar esta que é uma questão crônica na cidade, o abastecimento de água.

- Garantir condições de que as famílias tenham acesso a uma questão essencial, como o abastecimento de água, é primordial para o nosso governo. Essa parceria com o Ministério das Cidades permitirá que a cobertura na região serrana chegue a 78%. E os esforços continuarão para que esses pilares, água e saneamento básico alcancem toda a população -, ressaltou o prefeito.

Sobre o projeto

O Sistema de Abastecimento de Água de Glicério, 4º Distrito, contemplará o distrito e as localidades de Óleo e Trapiche, com captação superficial, adutora de água bruta com aproximadamente 1,8 mil metros, ETA (convencional compacta modular) de 72 m³/h (incluindo tratamento de lodo e macromedição), dois reservatórios de distribuição com capacidade de 100m³ e 200m³ respectivamente, 4.866 metros de adutora de água tratada, 13.412 metros de rede de distribuição de água e aproximadamente 1.255 ligações completas.

O manancial pretendido é o Rio São Pedro (Sub Bacia Hidrográfica do Rio São Pedro), na Bacia Hidrográfica principal do Rio Macaé, com captação superficial através de represa já existente (Ampla), localizada na Rodovia RJ – 162, Km 22 - Glicério/Macaé/RJ, com vazão de captação de 20 l/s. Essa represa utilizada, na década de 1970, pela Usina Hidrelétrica de Glicério, atualmente está sem uso, sendo a concessionária Ampla responsável por sua manutenção.

O segundo projeto prevê implantação de sistema de abastecimento de água no Frade, 5º Distrito, com captação superficial, adutora água bruta com aproximadamente 500 metros, ETA (convencional compacta modular) de 20 m³/h (incluindo tratamento de lodo e macromedição), um reservatório de distribuição com capacidade de 100m³, 1.260 metros de adutora de água tratada, 3.948 metros de rede de distribuição de água e aproximadamente 372 ligações completas.

O manancial pretendido é o Rio São Pedro (Sub Bacia Hidrográfica do Rio São Pedro), Bacia Hidrográfica principal do Rio Macaé, com captação superficial através de tomada d´água lateral sem represamento, com localização na Estrada Municipal MC 102, Km dois, Frade/Macaé/RJ, com vazão de captação de 5,5 l/s.

O terceiro projeto prevê implantação de sistema de abastecimento de água no Sana, 6º Distrito, com captação superficial, adutora água bruta com aproximadamente 60 metros, ETA (convencional compacta modular) de 20 m³/h (incluindo tratamento de lodo e macromedição), dois reservatórios de distribuição com capacidade de 200m³ e 50m³ respectivamente, 4.770 metros de rede de distribuição de água e aproximadamente 280 ligações completas.

O manancial pretendido é o Rio Sana (Sub Bacia Hidrográfica do Rio Sana), Bacia Hidrográfica principal do Rio Macaé, com captação superficial através de tomada d´água lateral sem represamento, com localização na Estrada Municipal MC 109, Km 08 Sana/Macaé/RJ e vazão de captação de 5,5 l/s.