logo

Macaé reforça vacinação contra a dengue durante o verão

08/01/2026 18:09:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Além da vacinação, a conscientização continua sendo fundamental

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas e das altas temperaturas, a Secretaria de Saúde de Macaé intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti e reforça a importância da vacinação contra a dengue como estratégia fundamental para reduzir casos graves da doença no município.

A vacina contra a dengue está disponível nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Básicas de Saúde (UBS), Casa da Vacina e Pronto Socorro do bairro Aeroporto. O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização desse público é essencial neste período do ano, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com Lorrainy Fagundes, coordenadora do Programa de Imunizações, o verão representa o momento de maior risco para a disseminação do vírus, principalmente devido ao acúmulo de água parada, que serve de criadouro para o mosquito. “A vacinação contribui para diminuir a incidência de formas graves da doença, além de reduzir internações e a sobrecarga na rede de saúde”, frisou.

Além da imunização, o município reforça a importância da colaboração da população na adoção de medidas preventivas, como eliminar recipientes que acumulam água, manter caixas d’água vedadas e cuidar de calhas e quintais.

Lorrainy acrescenta que os pais e responsáveis devem aproveitar o período de férias escolares para procurar a unidade de saúde mais próxima para garantir a vacinação das crianças e adolescentes, que estão dentro da faixa etária indicada. “A vacina é segura e eficaz, sendo uma importante aliada no combate à dengue, mas não substitui os cuidados diários no enfrentamento ao mosquito. A participação de todos é essencial para garantir maior proteção coletiva e evitar o aumento de casos durante o verão”, pontuou.

Para se vacinar, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação.