Macaé apresentará a produtores rurais locais o programa pioneiro ‘Macaé Reproduza+’, que oferecerá a metodologia de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e assistência técnica em todo o processo. A reunião será na terça-feira (27), às 9h, no galpão de leilões do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, bairro São José do Barreto. A iniciativa inédita será executada pela empresa A3M Soluções Rurais. Gestores da Secretaria Municipal de Agroeconomia esperam mais de 700 pecuaristas para a apresentação.
“Este é o primeiro programa de IATF neste formato no Estado do Rio. A A3M Soluções Rurais vende sêmen bovino para as prefeituras disponibilizarem ao produtor rural, que deve ter em sua propriedade os recursos para a inseminação. Mas em Macaé não. O Município está nos contratando para todo o processo de inseminação bovina. Isso é inédito. Em Macaé o programa vai do início ao fim da reprodução do rebanho”, salienta o representante da empresa licitada, Antônio Luiz Michel Abilio.
Ele completa: “A metodologia de IATS oferece o benefício do melhoramento genético que vai acarretar boa saúde dos animais e aumento da produtividade, tanto de leite, quanto no ganho de peso (carne). O retorno é muito rápido. A previsão é que 21.400 vacas sejam alcançadas pelo programa para avaliação dentro de um ano. Uma média de 25% do gado poderá estar gestando, o que representa um aumento de 25% da produção de leite dentro de um ciclo. Isso significa não apenas um aumento da receita familiar, mas também patrimonial do proprietário, porque animais inseminados têm valor agregado”, frisa o empresário.
A partir de uma Ordem de Serviço do Município, uma equipe da empresa irá às propriedades rurais dos produtores cadastrados no programa junto à Secretaria de Agroeconomia para uma visita técnica. Serão realizados diagnósticos de gestação através de ultrassonografias e ainda serão identificadas as vacas aptas à inseminação. Posteriormente, elas receberão aplicação de hormônios. Dez dias depois, as vacas serão inseminadas sem nenhum custo para o produtor.
A IATF é uma técnica reprodutiva bovina que usa hormônios para sincronizar a ovulação de um grupo de fêmeas, permitindo que todas sejam inseminadas em um dia e hora pré-determinados, sem a necessidade de observar o cio, otimizando o manejo, melhorando a eficiência reprodutiva e concentrando os nascimentos para ganhos genéticos e produtivos na pecuária de corte e leite.