logo

Macaé se destaca na geração de empregos em 2025

01/12/2025 13:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Macaé encerra o ano de 2025 com um saldo positivo na geração de empregos formais, consolidando-se como um dos principais polos de empregabilidade do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nesta quinta-feira (27), o município registrou 7.384 novos postos de trabalho com carteira assinada ao longo do ano, ocupando a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas da capital.

No comparativo nacional, o desempenho coloca Macaé à frente de diversos estados e capitais brasileiros em geração de empregos. O vice-prefeito Fabiano Paschoal destacou que, de janeiro a outubro deste ano, os números registrados superam 2024 e, no total desde 2021, foram gerados mais de 44 mil novos empregos na cidade no período.

Somente em setembro, Macaé contabilizou 529 novas vagas, figurando entre os quatro municípios que mais contrataram naquele mês. Em outubro o município também aparece em quarto lugar com a criação de 338 novas vagas de emprego.

O desempenho reforça a vocação econômica da cidade, que além de ser referência nacional no setor de petróleo e gás, vem ampliando sua atuação em áreas como comércio, serviços e construção civil.

Para Paschoal, os números refletem o ambiente favorável aos negócios e a parceria entre poder público e iniciativa privada na gestão do prefeito Welberth Rezende que têm garantido condições para o crescimento sustentável.


"Estes números representam o trabalho do nosso governo do prefeito Welberth que atrai mais investimentos e oportunidades para a nossa cidade. Aqui em Macaé é assim, emprego é dignidade para a nossa população. E você já sabe: este é o trabalho", enfatizou.



Os resultados também evidenciam o impacto social da expansão do mercado de trabalho, com mais oportunidades para os moradores e fortalecimento da renda local. Com esse saldo expressivo, Macaé reafirma seu protagonismo regional e nacional, atraindo investimentos e consolidando-se como motor econômico do interior fluminense.

O ranking do Caged foi divulgado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda que cria condições favoráveis para o processo de geração de emprego, trabalho e renda no município com atuação voltada para trabalhadores e empresários.


"Macaé vive um dos melhores momentos da sua história na geração de empregos. Esses resultados são fruto do trabalho conjunto entre a gestão municipal, as empresas e os trabalhadores. Seguiremos avançando, ampliando oportunidades, fortalecendo a qualificação e conectando cada vez mais pessoas ao mercado de trabalho. Macaé está no rumo certo e os dados comprovam isto", concluiu o secretário de Trabalho e Renda, Rafael Carvalho.



A secretaria mantém atualizado o cadastro de trabalhadores que estão em busca de emprego, serviço gratuito para empresas e trabalhadores, tanto presencial na seda da secretaria, na Central do Trabalhador, ou pela internet através do Portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br. A Trabalho e Renda funciona à Avenida Nossa Senhora da Glória, 1.181, na Praia Campista. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Caged é um sistema do Ministério do Trabalho e Emprego para registrar admissões e desligamentos de trabalhadores sob o regime da CLT.

Desempenho de Macaé no mapa nacional de empregos
O secretário Rafael Carvalho destacou os resultados de Macaé em mais números evidenciando a importância do município no mapa nacional de empregos. No saldo total durante este ano, o município ocupa o segundo lugar no estado com 7.384 vagas, à frente de outros estados e até capitais.

Embora seja um município, Macaé ficou acima de estados inteiros como Acre (5.545) e Roraima (3.196). O município também registrou mais vagas que sete capitais ficando à frente de Macapá, Florianópolis, Porto Velho, Palmas, Boa Vista, Vitória e Rio Branco. Com este saldo, se fosse capital, Macaé ficaria em 21ª posição no ranking.

Macaé apresenta 27,9 vagas por 1.000 habitantes, bem acima do melhor colocado no país, o Distrito Federal, com 17,4, o que significa que, proporcionalmente, Macaé teve um desempenho de geração de empregos superior a todas as unidades da federação em 2025.

Em termos de mercado, com 33,8%, Macaé apresenta rotatividade abaixo da média nacional, indicando um mercado mais estável em relação ao Brasil, tendo o Rio de Janeiro registrado 35,5% e o país 45,2%.