logo

Macaé se prepara para o 3º Fórum sobre Políticas Públicas para o Idoso

26/05/2011 08:49:22 - Jornalista: Vivian Dias

A Prefeitura de Macaé vai promover no dia 15 de junho o 3º Fórum sobre Políticas Públicas para o Idoso. O evento, que este ano terá como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, é uma oportunidade para que a população discuta os avanços e desafios do município nas políticas para a terceira idade. Macaé também foi cidade escolhida para sediar a conferência regional sobre o tema.

O evento será realizado no auditório da Cidade Universitária, das 8h às 17h. Entre os principais objetivos do fórum estão a sensibilização da sociedade para o contexto de envelhecimento da população e a avaliação e implementação da Política Nacional do Idoso, em todas as esferas governamentais.

A subsecretária do Idoso, Cátia Crespo, explica que essa mobilização está acontecendo em todos os municípios do país que, posteriormente, se reunirão para as conferências estaduais e a federal. De acordo com a secretária, a conferência anterior provocou diversos avanços na implantação de políticas para o idoso no município.

- Em Macaé, avançamos bastante nas políticas para a terceira idade, tanto no aumento no número de atendimentos, quanto na divulgação e no cumprimento do Estatuto do Idoso. Destaco ainda o aumento da oferta do Benefício de Prestação Continuada (BPC), salário-mínimo oferecido pelo governo para idosos que não possam manter sua subsistência.

Os temas do fórum serão organizados em quatro eixos, além de diversos sub-eixos que poderão ser definidos pela comissão organizadora.

Confira a programação:

Eixo I – Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais;
Eixo II – Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos;
Eixo III – Fortalecimento e integração dos conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos.
Eixo IV- Diretrizes orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar.