Os preparativos para o tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário de Macaé já estão em andamento. Uma reunião realizada nesta segunda-feira (7) abordou detalhes da celebração que será realizada no dia 29 de julho, na Avenida Elias Agostinho, em Imbetiba. Este ano, a programação terá como tema “Tonito, 100 anos!”, em homenagem ao centenário de nascimento de Antônio Alvarez Parada, escritor, historiador e autor do Hino de Macaé.
Com adesão maior em 2025, com participação de cerca de 90% das escolas da rede municipal, a programação inclui ainda bandas escolares - que este ano serão 19, além de instituições civis e corporações militares, como Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros e forças de segurança pública.
Segundo a responsável pelo setor de Relações Étnico-Racial, Janiane Nunes, a preparação envolve um esforço coletivo de várias áreas da prefeitura, unidas em torno da valorização da história e da identidade macaense.
“O desfile cívico de Macaé é uma das principais tradições do município e, mais do que uma celebração, é um momento de integração entre escolas, famílias, instituições e a comunidade em geral. A expectativa é que a edição deste ano seja uma das mais emocionantes, reafirmando o orgulho de ser macaense e homenageando aqueles que ajudaram a construir a história da cidade”, ressaltou.
A organização do evento envolve diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, além da Defesa Civil, Guarda Municipal e demais órgãos de segurança.