Macaé vai sediar, na próxima quinta-feira (29), o Encontro Regional de Pediatria, no auditório da Associação Médica, a partir das 20h. O evento, que esta sendo organizado pela classe médica da cidade, contará com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, o pediatra Eduardo da Silva Vaz.
Segundo o gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente, da secretaria de Saúde de Macaé, o pediatra Newton José, o evento faz parte de um movimento de classe em busca da valorização da especialidade de pediatria, e visa discutir assuntos pertinentes às condições de trabalho dos pediatras.
José disse que o cenário atual já sinaliza algumas melhorias para a classe, mas há muito a avançar. A implantação do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na cidade também traz boas perspectivas para o futuro. “Nos últimos anos, o número de residentes em pediatria foi muito pequeno em todo o país, o que ,consequentemente, sobrecarregou os profissionais”, relatou o pediatra, acrescentando que a sobrecarga reflete significativamente na qualidade do atendimento.
Com a falta de profissionais da área, os que estão atuando acabam tendo que trabalhar em vários locais, o que dificulta o processo de qualificação e até mesmo o descanso dos mesmos.
os assuntos abordados no encontro, o valor das consultas pago pelos planos de saúde, salários dos médicos plantonistas, condições de trabalho e dignidade profissional. “O grande desestímulo do profissional é o não reconhecimento dos reais valores do pediatra e sua importância fundamental na formação de jovens, tanto física quanto mental”, falou.
De acordo com Newton, apesar de toda dificuldade, a região conta com profissionais qualificados e com salários satisfatórios, mas que ainda não são suficientes. “A responsabilidade e a cobrança da família e da sociedade são muito grandes. Em muitos casos, a criança fica doente durante dias em casa e, quando chega ao pronto socorro, a família quer que o pediatra dê uma resposta imediata ao problema”, declarou.
Macaé, a secretaria de Saúde conta com várias unidades, onde há atendimentos de pediatria, entre eles a Unidade de Emergências Pediátricas (UEP), que ganhou há um ano nova sede, o Hospital Público Municipal que, além do atendimento de emergência e enfermaria, possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. O atendimento também é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital da Serra, Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Unidades Básicas de Saúde, entre outros.
A expectativa da classe é de que, aproximadamente, 50 pediatras compareçam ao encontro.