Em um país onde a expectativa de vida da população é grande, os cuidados com os idosos devem ser redobrados. A idade média do brasileiro, segundo dados do Censo 2010 do IBGE, passou de 48,0 para 73,4 anos em meio século. Desde 2009, a Secretaria Estadual de Saúde implanta no estado do Rio de Janeiro a Caderneta do Idoso, programa do Ministério da Saúde. Como parte deste processo, a Secretaria realiza em Macaé, na próxima terça-feira (18), o Encontro Regional da Saúde do Idoso, que reúne profissionais da área de saúde das regiões norte, noroeste e da baixada litorânea. O evento acontece no Hotel Blue Tree, a partir das 9h.
O Encontro é dirigido a profissionais que atuam em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), postos de Atenção Básica e Programas do Idoso. Cerca de 100 profissionais devem participar. Além de apresentar a caderneta do idoso, que visa garantir atenção integral à Saúde da população idosa no Sistema único de Saúde (SUS), o evento apresenta o Projeto Envelhecendo com Saúde.
- Este projeto é um convênio firmado entre as secretarias estadual e municipais de saúde. Todas as instâncias de governo devem pensar juntas a questão do cuidado básico ao idoso. Durante o encontro vamos ver como cada cidade está trabalhando para o envelhecimento saudável de sua população, pontua Ercília Bastos, da área técnica da Secretaria de Saúde do Estado.
Em Macaé, o Programa de Atenção Integral do Idoso, o PAISE, atende 3.100 pacientes. Desde 2002, o Programa, cuja equipe é composta por profissionais multi e interdisciplinar oferece ações de prevenção e promoção à saúde e reabilitação para os inscritos, que têm acima de 60 anos de idade. São geriatras, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. A sede do PAISE fica à Rua Dr. Bueno, 190, Imbetiba. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.